REAÇÃO

Ministro José Múcio sai em defesa das Forças Armadas sobre fake news. Confira

"Enquanto nós estamos lutando para salvar vidas, essas pessoas estão pensando em eleições, em votos, em agredir as pessoas", afirmou

Múcio critica politização da tragédia - Lula Marques/ Agência Brasil

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, defendeu, ontem, a atuação das Forças Armadas durante a catástrofe que assola o Rio Grande do Sul. Múcio lamentou a propagação de notícias falsas, segundo ele, algumas pessoas estão “pensando em eleições” durante a tragédia.

“Enquanto nós estamos lutando para salvar vidas, essas pessoas estão pensando em eleições, em votos, em agredir as pessoas. Isso é um momento que não tem nada a ver com partido, com ideologia. Estamos tratando de seres humanos”, disse o ministro.

O ministro desembarcou no Estado ontem com os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. É a quarta vez que ele visita o RS desde que as chuvas se intensificaram. Em tempo, em entrevista ao portal UOL, Múcio defendeu a implementação de uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Rio Grande do Sul. A ideia do ministro teria como objetivo garantir a segurança dos moradores do Estado.

Apesar de ainda não ter sido cogitado de forma oficial o uso do mecanismo, o ministro afirmou já estar “preparado”, caso seja preciso. Na última terça-feira, o Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que a Polícia Federal (PF) vai apurar eventuais crimes relacionados à disseminação de informações falsas sobre a calamidade no estado.

“Eu faço um apelo para que os senhores façam uma campanha e combatam para que as pessoas saiam de suas trincheiras políticas. Venham nos ajudar aqui fora, ajudem o RS e, depois, retornem para suas batalhas políticas e eleitorais, porque esse momento exige responsabilidade, fraternidade e amor ao próximo”, completou o ministro da Defesa.