Dia D de vacinação contra a dengue, nesta quarta (15), movimenta população do Grande Recife
O Dia D chega com o objetivo de convocar a população para se proteger da doença, com foco em crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos
O Dia D de vacinação contra a dengue, que acontece nesta quarta-feira (15), movimentou a população da Região Metropolitana do Recife (RMR). Pessoas se deslocaram de suas casas em busca da imunização. A ação, promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), atinge, ao todo, 20 municípios de Pernambuco.
A iniciativa chega com o objetivo de convocar a população para se proteger da doença, com foco em crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos. Esse público-alvo, segundo a SES-PE, é estimado em 257.342 pessoas.
Uma das pessoas que partiu em busca da vacinação foi a pequena Luamar Vitória Aguiar dos Santos, de 12 anos. Ela recebeu a primeira dose da vacina e contou à Folha de Pernambuco que já vem aprendendo sobre a doença na escola. "É importante vir para se imunizar. Na escola a professora já contou algumas coisas pra gente, como a importância de não deixar água parada, de tomar cuidado com pneus virados, tudo isso", explicou, com um sorriso no rosto, mesmo após a vacina.
A garota compareceu à Policlínica de João Barros Barreto, em Olinda, ao lado da avó, Francisca Ângela da Silva, doméstica de 75 anos. Ela, assim como a neta, também já toma os cuidados básicos. "Meu marido já teve dengue e sofreu muito, então não poderia deixar que minha neta passasse por isso também. Soube da campanha pela televisão e vim vacinar ela. Na minha casa, também presto atenção. Tenho muitas plantas, mas nunca deixo água nos vasos. Cuidados básicos mesmo. É muito importante se prevenir agora", afirmou.
As cidades beneficiadas pela campanha são: Recife, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Camaragibe, Abreu e Lima, Olinda, Chã Grande, Araçoiaba, São Lourenço da Mata, Chã de Alegria, Moreno, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Glória do Goitá, Fernando de Noronha, Pombos e Itapissuma.
A Sesau recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos) para agilizar o processo.
Contribuição da população
Apenas 11,23% das doses da vacina recebidas pelo Estado foram aplicadas e registradas pelos gestores no sistema de informação oficial, de acordo com os dados disponibilizados pela SES-PE até essa terça-feira (14). Esses números são contabilizados desde o início da vacinação contra a dengue, no mês de abril.
Das 8.092 doses aplicadas até o momento, 6.531 foram realizadas em abril e as outras 1.561 no mês de maio. O Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE) disponibilizou 72.017 doses da vacina contra a dengue para os municípios. Vale destacar que essas vacinas estão sendo aplicadas como primeira dose e a segunda deve ser recebida após três meses da primeira.
Vale lembrar que, para a além do Dia D, o público alvo pode ser vacinado a qualquer momento nas unidades de saúde. Ainda assim, o papel da campanha é de justamente mobilizar a população para não deixar a imunização escapar.
"A vacinação, ao longo do tempo, recebeu uma redução da adesão da população, com queda das coberturas vacinais. Então esse momento é de mobilizar a população para que faça adesão, tendo em vista que a vacina protege contra quatro sorotipos, sendo o número três o circulante, que há mais de 15 anos não circulava no nosso Estado. Então essas crianças de 10 a 14 anos estão vulneráveis e precisam se vacinar", ressaltou a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Magda Costa.
Pontos de vacinação na RMR
No Recife, foram disponibilizadas 71 salas de vacinação para o Dia D contra a dengue. A ação acontece em unidades de Saúde da Família (USF+), Unidades Básicas Tradicionais (UBT) além do Centro de Saúde Ermírio de Moraes. A lista completa pode ser vista clicando aqui.
Em Olinda, a prefeitura informou que a vacinação contra a dengue nesta quarta (15) será realizada das 8h às 16h em todas as policlínicas do município. É necessário levar o cartão de vacina, cartão do SUS ou CPF e comprovante de residência.
Já em Jaboatão dos Guararapes, a gestão pede que a população procure a unidade de saúde mais próxima pelo aplicativo "De Olho na Consulta". O serviço vai funcionar das 8h às 16h e a documentação necessária é: CPF ou Cartão SUS e documento com foto.
O município de Paulista exige que os pais ou responsáveis das crianças e adolescentes levem as seguintes documentações: CPF ou cartão do SUS da criança e certidão de nascimento ou RG, além de documento de identificação dos pais ou responsáveis. Os locais de vacinação em Paulista podem ser vistos no site oficial da prefeitura da cidade.