EUA

Biden reforça que seu principal objetivo é o combate à inflação

Biden também prometeu enfrentar grandes farmacêuticas para diminuir os preços de medicamentos

Joe Biden - Andrew Caballero-Reynolds/AFP

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reforçou nesta quarta-feira (15), que seu principal objetivo é o combate à inflação. Ele informou que pretende baixar o custo de moradias por meio da construção de dois milhões de novas casas.

"Combater a inflação e reduzir os custos é a minha principal prioridade econômica", destacou ele.

As afirmações foram feitas por meio de um comunicado divulgado pela Casa Branca, após a divulgação nesta quarta-feira do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) referente a abril.

Biden também prometeu enfrentar grandes farmacêuticas para diminuir os preços de medicamentos prescritos e pressionar supermercados que obtiveram lucros recordes a reduzir os preços dos alimentos.

O democrata afirmou estar comprometido em enfrentar interesses de grupos mais privilegiados para garantir à classe média uma oportunidade "justa".

O presidente ressaltou que a inflação reduziu mais de 60% desde seu pico. Quando Biden assumiu, em janeiro de 2021, a inflação nos EUA estava em 1,4%. A taxa chegou a 9,1% em junho de 2022 e em abril deste ano recuou para 3,4%.