Hematoma subdural: entenda a emergência médica que levou Tony Ramos a passar por cirurgia no cérebro
Ferimento acontece quando há um acumulo de sangue entre o cérebro e o crânio
Internado nesta quinta-feira, o ator Tony Ramos, de 75 anos, tem o estado de saúde estável, disse o Hospital Samaritano por meio de nota. Ele foi submetido a uma cirurgia para tratar um hematoma subdural no início da noite. Saiba mais abaixo sobre a condição que levou o ator ao hospital, conforme adiantou o colunista do GLOBO Ancelmo Gois.
Um hematoma subdural acontece quando há um acumulo de sangue entre o cérebro e o crânio, que costuma ocorrer, na maioria dos casos após uma pancada na cabeça. Entre os sintomas estão: dor de cabeça intensa, vômitos, fala arrastada e confusão mental, segundo a Rede D'or. A condição, no entanto, pode também não apresentar sintomas.
Pessoas que usam medicamentos que afinam o sangue, bem como as que abusam de bebidas alcóolicas tem mais riscos de desenvolver um hematoma deste tipo. Idosos também fazem parte deste grupo. Nos casos mais graves, o hematoma subdural pode levar a um coma.
O hematoma subdural pode ser tratado através de uma drenagem simples, uma craniotomia ou uma craniectomia descompressiva. Nos casos mais simples, não há necessidade de um procedimento, mas o acompanhamento médico deve ser feito.