Câncer no cérebro: os sintomas da doença responsável pela morte do jornalista Antero Greco
A doença se divide em dois subtipos: tumores primários e secundários
O jornalista e comentarista Antero Greco, de 69 anos, morreu nesta quinta-feira (16), em São Paulo. Diagnosticado com um câncer cerebral desde junho de 2022, ele estava em tratamento contra a doença. Segundo amigos e pessoas próximas, Antero passou dias em coma e se alimentava através de uma sonda.
A condição corresponde à décima posição dentre os tipos mais comuns de câncer no Brasil, sem considerar os cânceres de pele. Além disso, foi observada a evolução a óbito em 84% dos casos registrados no país.
Sintomas do tumor cerebral
Existem dois subtipos de tumor cerebral: os primários, com origem dentro do cérebro ou nas células próximas ao órgão e os secundários, que são metástases, isto é, originários de outras partes do corpo que chegaram até ali.
Ainda não existe clareza sobre a causa primordial dos tumores cerebrais, mas se sabe que exposição à radiação é um grande fator de risco. Para os cientistas, ele pode surgir por uma combinação de fatores externos e internos.
Segundo a Sociedade Americana de Câncer (American Cancer Society), a presença do tumor tende a aumentar a pressão dentro do crânio, pelo seu crescimento, inchaço no cérebro ou bloqueio do fluxo do líquido cefalorraquidiano (LCR). Desta forma, os seguintes sinais tendem a aparecer:
Dor de cabeça;
Náusea;
Vômito;
Visão embaçada;
Problemas de equilíbrio;
Mudanças de personalidade ou comportamento;
Convulsões;
Sonolência ou até coma.
Além disso, a depender da parte do cérebro afetada pelas células cancerígenas, sintomas específicos tendem a surgir. Como por exemplo, o aparecimento de dificuldade para andar, engolir ou alterações no ritmo da fala, quando sua localização se dá no cerebelo, parte do encéfalo responsável pela manutenção do equilíbrio.