Relíquia de primeiro grau do beato Carlo Acutis chega ao Recife nesta terça-feira (21)

A relíquia trata-se de fios de cabelo do beato, que faleceu em 2006 e ficou conhecido mundialmente pela conexão que fez com os jovens católicos por meio da web

Carlo Acutis morreu em 2006, vítima de leucemia - Divulgação

Chega nesta terça (21), às 20h30, ao Aeroporto Internacional dos Guararapes, uma relíquia de primeiro grau do beato Carlo Acutis, jovem italiano que morreu de leucemia em 2006 e foi beatificado pela Igreja Católica em 2020.

A relíquia trata-se de um fragmento do corpo do beato. Neste caso, são os fios de cabelo do jovem que serão trazidos a Pernambuco

A relíquia será acolhida pela Comunidade Obra de Maria e conduzida em traslado solene até a sede da comunidade, em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife. Será entronizada na Paróquia São João Paulo II, que fica na sede da Obra de Maria.

O fragmento foi entregue à Obra de Maria pela mãe de Carlo Acutis, Antônia Salzano Acutis, na ocasião em que fez um testemunho no Pentecostes da Paz, na Itália, no último domingo (20).   

História
Carlo Acutis morreu vítima de leucemia, aos 15 anos, em 12 de outubro de 2006, dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Ele ficou conhecido por fazer evangelização pela internet, foi beatificado pela Igreja Católica em 2020 após o Vaticano considerar como milagre a cura de uma criança no Mato Grosso do Sul, em 2010. É chamado de candidato a "padroeiro da internet".

Ao falar em como lida com a morte do filho, na ocasião do Pentecostes da Paz, a mãe lembrou da importância da fé diante das perdas. “Os filhos são de Deus. Não temam, quem tem medo da morte, não tem fé. Carlo disse que temos que temer o pecado e devemos viver cada dia como se fosse o último. Isso é vida. Se você tem medo da morte, deve se interrogar sobre isso. Não tem confiança em Deus?”, indagou ela.

Relíquia de primeiro grau
Segundo a Igreja Católica, relíquias de primeiro grau são fragmentos do corpo de um santo ou beato, que podem ser cabelos, ossos etc. As relíquias se dividem em primeiro, segundo e terceiro graus. As de segundo grau são objetos de uso pessoal  e as de terceiro grau referem-se a um objeto que tenha tocado o corpo do santo ou beato.

As relíquias recebem muita atenção e veneração pelos devotos e são motivo de muitas peregrinações para vê-las de perto. 
 

Segundo o fundador da Obra de Maria, Gilberto Barbosa, dois ônibus da entidade foram mobilizados para o recebimento da relíquia. 

“A mãe do jovem fará o possível para prestigiar a família Obra de Maria. Ela vai participar do aniversário da Obra de Maria”, disse. 

O aniversário de 35 anos da Obra de Maria será em janeiro de 2025. Na sede, em São Lourenço, o evento reunirá cerca de 500 lideranças religiosas, entre padres, bispos e arcebispos de mais de 50 países.