mundo

Fase de depoimentos do julgamento de Trump termina sem declaração do ex-presidente

Mesmo se for condenado, o republicano, que tem 77 anos, ainda poderá concorrer à Presidência

O ex-presidente dos EUA e candidato presidencial republicano Donald Trump - Justin Lane/POOL/AFP

A fase de depoimentos do julgamento de Donald Trump por falsificação de documentos contábeis terminou nesta terça-feira (21) em Nova York, sem que o ex-presidente tenha testemunhado perante o tribunal.

O juiz Juan Merchan anunciou que a partir da próxima semana terão início as alegações finais e a deliberação do júri.

“Na terça-feira (próxima) serão ouvidas as alegações" da defesa e da acusação, “e espero que comecem a deliberar” no dia seguinte, disse Merchan aos jurados.
 

Antes do início do julgamento, em 15 de abril, Trump garantiu que testemunharia para “dizer a verdade”, algo que acabou por não fazer.

O júri deve decidir por unanimidade se Trump é culpado por 34 falsificações contábeis relacionadas ao pagamento de 130 mil dólares (R$ 664 mil) à ex-atriz pornô Stormy Daniels, para comprar seu silêncio e evitar um possível escândalo na reta final da campanha presidencial de 2016.

A atriz, cujo nome verdadeiro é Stephanie Clifford, afirma ter tido uma relação sexual com Trump em 2006, quando ele já era casado com sua atual esposa, Melania. O magnata nega.

“Todo mundo diz que não há crime (…) Todos os especialistas dizem que não há crime e que não fiz nada de errado”, disse Trump, o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a ser réu na justiça criminal, ao chegar ao tribunal nesta terça-feira.

Mesmo se for condenado, o republicano, que tem 77 anos, ainda poderá concorrer à Presidência.