dengue

Pernambuco registra 25.453 casos prováveis de dengue; SES-PE observa queda de incidência da doença

Do total de casos prováveis, 3.809 já foram confirmados. Os demais estão sendo investigados pela pasta

Pernambuco tem 25.453 casos prováveis de dengue - Raul Santana/Fiocruz/Divulgação

Pernambuco contabiliza 25.453 casos prováveis de dengue. Do total, 3.809 já foram confirmados. Os demais estão sendo investigados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), que notificou 76 casos graves e quatro morte pela doença.

Os dados são do mais recente Informe Epidemiológico de Arboviroses, divulgado nesta quarta-feira (22). O documento contém números das semanas epidemiológicas de 1 a 20, que correspondem ao período de 31 de dezembro de 2023 a 18 de maio deste ano.

A incidência é de 281 casos prováveis por 100 mil habitantes. O documento aponta que o número de casos prováveis de dengue é 537,8% maior quando comparado ao mesmo período do ano anterior, quando foram notificados 3.991 casos.

Apesar disso, a Secretaria Estadual de Saúde observa uma tendência de diminuição na incidência de novos casos de dengue em Pernambuco. 

"A tendência à queda na entrada de casos prováveis vêm caindo por duas vias: uma na redução direta de casos novos e a outra pelo descarte de casos suspeitos não confirmados. É um comportamento esperado e já previsto devido ao comportamento desses grupos de doenças. O fato mais importante dessa temporada foi o estado não ter entrado em alta incidência", explicou o diretor geral de Vigilância Ambiental da SES-PE, Eduardo Bezerra.

De acordo com a SES-PE, até o momento, 20 óbitos suspeitos foram analisados e já descartados. Outras 28 mortes foram notificadas para arboviroses e seguem em investigação, que é realizada, inicialmente, pela equipe de Vigilância Epidemiológica do município onde a vítima residia. 

Depois disso, o caso vai para um comitê técnico de discussão de óbito, em que diversos profissionais avaliam a causa da morte, segundo informou a SES-PE.

O levantamento também aponta que a maior incidência dos casos prováveis de dengue foi notificada em mulheres da faixa etária de 20 a 29 anos.

Nesta nova publicação, 59 municípios pernambucanos configuram baixa incidência para casos de dengue, 69 cidades no estágio de média incidência. Em alta incidência aparecem 56 localidades.

Chikungunya e Zika
O Informe Epidemiológico de Arboviroses também traz 3.946 casos prováveis de Chikungunya, sendo 456 deles já confirmados. A incidência é de 43,6 casos por 100 mil habitantes.

Além disso, o documento também aponta que Pernambuco investiga 355 casos prováveis de Zika, sendo 49 deles em mulheres grávidas. Nenhum caso foi confirmado até o momento.