Garfield da vida real? Inteligência artificial recria personagem com traços realistas; veja imagens
Ferramenta cria imagens do desenho animado do gato amante da lasanha como se ele realmente existisse
Garfield é uma das caricaturas mais queridas por seu humor. Destaca-se por ser um gato laranja mal-humorado que odeia as segundas-feiras e perde a cabeça por um prato de lasanha. Embora se trate de um personagem animado, a inteligência artificial pode imaginar como ele se pareceria na vida real.
Uma das plataformas habilitadas para fazer essa atividade é Copilot, um app que desenha imagens em tempo real e em poucos minutos. Esta conta com tecnologias avançadas de IA, geradas pelos últimos modelos de linguagem da OpenAI, GPT-4 e DALL·E 3.
Como seria Garfield na vida real, segundo a inteligência artificial
Ao pedir ao Copilot para imaginar como é Garfield na vida real, a ferramenta apresenta diversas imagens, das quais se destacam duas.
Na primeira, é possível ver um gato dormindo uma soneca ao lado de uma janela, fiel ao personagem em questão, porque ele é conhecido por ser sonolento. Quanto à sua aparência, seu pelo é laranja e tigrado, com detalhes em preto. Este poderia se assemelhar à raça Exótico de pelo curto, conhecida por sua semelhança com os Persas, mas com um pelo mais manejável. Ele é de constituição corpulenta e possui uma longa cauda.
Além disso, a inteligência artificial criou outra imagem onde se pode ver o gato fazendo uma das coisas favoritas de Garfield: comer lasanha.
Nesta ocasião, observa-se um felino grande e laranja sentado em uma cadeira. Ele tem em uma de suas patas um garfo, com o qual come o grande pedaço de lasanha que está sobre a mesa. Seu rosto está cheio de molho de tomate e ele parece muito concentrado no prato.
Quem é Garfield, segundo a inteligência artificial
Ao perguntar ao ChatGPT, outra das ferramentas de inteligência artificial, quem é Garfield, a plataforma indica que “é um personagem de história em quadrinhos criado pelo cartunista norte-americano Jim Davis”. Nesse sentido, explica que ele “apareceu pela primeira vez em 19 de junho de 1978 em uma tira cômica sindicada que leva seu nome”.
Quanto às características desse desenho, o ChatGPT detalha que “Garfield é um gato doméstico laranja com listras pretas e uma personalidade preguiçosa, cínica e gulosa”. Também menciona que ele vive com seu dono, Jon Arbuckle, e um cachorro meio desajeitado e bonachão chamado Odie. Além disso, ressalta que ele é conhecido principalmente por “seu amor pela lasanha, seu ódio às segundas-feiras e sua atitude desdenhosa em relação a dietas e exercícios”.
Em seguida, comenta a grande popularidade que esse personagem alcançou com o passar do tempo, até o ponto de aparecer em milhares de jornais e gerar uma franquia que inclui livros, séries de televisão, filmes e uma ampla variedade de produtos comerciais. Aliás, este ano estreia um novo filme animado das aventuras desse gato.
E conclui: “Garfield se destacou por seu humor simples e acessível, seu apelo universal e sua capacidade de ressoar com pessoas de todas as idades. A criação de Jim Davis se tornou um dos gatos mais reconhecíveis e queridos na cultura popular”.