Coluna Movimento Econômico

Empregos crescem no setor financeiro, diz pesquisa da Audens

Confira quais outros segmentos estão empregando no Nordeste

Fabio Gonçalves de Oliveira sócio na Audens - Foto: Divulgação

Levantamento do Audens Group sobre o desempenho do mercado de trabalho no Nordeste no primeiro trimestre de 2024, em relação ao mesmo período de 2023, aponta que o setor de finanças liderou as contratações na região, junto com infraestrutura e tecnologia da informação. A pesquisa traduziu as contratações intermediadas no período pelo Audens, que é a maior consultoria de recrutamento no Nordeste.  

Segundo dados do levantamento, o setor de finanças respondeu por 28% dos novos contratos de trabalho, enquanto infraestrutura por 16%, e tecnologia da informação por 12%. O material da Audens reflete as tendências do mercado de trabalho com base nas demandas específicas das empresas no período. Importante ressaltar que estamos falando de profissionais com salário superior a R$ 10 mil.

Entre os estados, Pernambuco teve o maior volume de contratações, seguido por Ceará, Bahia. No mercado pernambucano, o setor de finanças respondeu por 54% das contratações; o de TI por 24,6%; e o de infraestrutura, por 21,1%. No Ceará, finanças também liderou com 42%, seguido por supply chain (31,9%) e por recursos humanos (26,1%). Já na Bahia, o setor de finanças ficou com 42,4%, o setor comercial com 33,3% e o de infraestrutura, com 24,25%.

Os dados trazem duas novidades, segundo Fábio Gonçalves de Oliveira, sócio na Audens. A primeira é que mostra uma movimentação atípica, já que setor comercial sempre foi o que mais demandou contratações na região. A segunda é que o setor de finanças subiu ao topo do ranking.

E neste caso, não se trataram de contratações por bancos ou fintechs. Curiosamente, a demanda veio de empresas que estão reforçando seu setor financeiro. São profissionais com cargo de gerente e diretor financeiro, especialistas em M&A (fusões e aquisições), diretor comercial. 

Da mesma forma, as contratações em TI, que ficaram em 2º lugar em Pernambuco, não têm relação com o ecossistema digital do Recife. Elas indicam que as empresas estão, sim, reforçando seus times de tecnologia. 

No segmento de infraestrutura, que foi destaque também em Pernambuco e na Bahia, os maiores demandantes por mão-de-obra são as construtoras. São empresas que estão investindo em condomínios e grandes projetos imobiliários, o que requer profissionais especializados em pavimentação, em saneamento, por exemplo.

Para a Audens, os números indicam que o empresariado recua na expansão do seu comercial e investe num backoffice mais qualificado para enfrentar o futuro, que parece trazer mais incertezas que o normal.

Audens EDU
E por falar em Audens, a empresa acaba de criar a Audens EDU, um braço educacional que vai trazer cursos rápidos para empresários e executivos e evitar os longos deslocamentos para São Paulo em busca de capacitação de qualidade. O curso de estreia, que acontece dia 13 de junho, no JCPM, tem como tema "Imersão em Experiência do Cliente e do Colaborador”. Na programação, ninguém menos que Claudemir Oliveira, que por 15 anos foi executivo da Disney e hoje trabalha no incentivo à excelência em atendimento e gestão.
 
Direito e Economia
Temas relevantes sobre Direito, economia, e-commerce, crédito e consumo, estarão na pauta do seminário "Novas Tendências em Direito e Economia do Consumo" na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), na terça-feira (06/06), das 13h às 18h. O evento será realizado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas – Direito/Rio de Janeiro e integra o Projeto de Difusão de Conhecimentos em Direito e Economia.
 

Leia também no Movimento Econômico:

Vagas de estágio na AGU em vários Estados do Nordeste

Alerta de empregos: vagas disponíveis no Recife Outlet

CE anuncia 54 novos projetos privados e R$ 463 mi em investimentos