Mundo

Rússia planeja aumentar impostos para financiar sua ofensiva na Ucrânia

O Ministério das Finanças russo propôs elevar o teto tributário para as rendas mais altas

O presidente russo, Vladimir Putin - Mikhail Metzel/POOL/AFP

A Rússia planeja aumentar os impostos sobre altas rendas e empresas, anunciou o Ministério das Finanças nesta terça-feira (28), em um momento em que o país busca novas receitas para financiar sua ofensiva na Ucrânia.

O gasto público superou as receitas em dezenas de bilhões de dólares desde que as tropas russas entraram na Ucrânia em fevereiro de 2022, mergulhando o país em um déficit orçamentário significativo.

O Ministério das Finanças russo propôs aumentar o imposto sobre as sociedades de 20% para 25% e elevar o teto tributário para as rendas mais altas.

"Essas mudanças visam estabelecer um sistema fiscal justo e equilibrado", declarou o ministro da Fazenda, Anton Siluanov, em um comunicado.

O ministro indicou que haverá exceções para os soldados que combatem na Ucrânia e que as reformas podem ser aprovadas pelo Parlamento este ano, para entrar em vigor em 2025.

A Rússia registrou um déficit orçamentário combinado de 73 bilhões de dólares (R$ 376,9 bilhões no câmbio atual) em 2022 e 2023. Para este ano, prevê um déficit de 18 bilhões de dólares (R$ 92,9 bilhões), o equivalente a 0,9% do seu PIB.