Barcelona anuncia Hansi Flick como novo treinador e oficializa a saída de Xavi
Treinador assinou o contrato até junho de 2026
O Barcelona anunciou, nesta quarta-feira (29), Hansi Flick como novo treinador da equipe. Ele assinou um vínculo de duas temporadas. O clube oficializou ainda a rescisão de contrato do ex-comandante Xavi, que cumpriu sua última partida no final de semana, na vitória sobre o Sevilla, pela última rodada do Campeonato Espanhol.
O site oficial estampou uma foto do seu novo técnico já com um agasalho do clube. No texto de apresentação de Hansi Flick, a agremiação destaca o estilo de trabalho de seu novo contratado: "O Barcelona escolheu um homem conhecido pela alta pressão, estilo de jogo intenso e ousado das suas equipes", diz parte do texto.
As primeiras palavras do alemão de 59 anos em sua nova função foram divulgadas em um vídeo. "Culers, é o nosso momento. Força Barça"! A apresentação oficial ainda não tem data definida.
<blockquote class="twitter-tweet"><p lang="es" dir="ltr">️ ¡Las primeras palabras de Hansi Flick como entrenador del Barça! <a href="https://t.co/BScJ12Q8vj">pic.twitter.com/BScJ12Q8vj</a></p>— FC Barcelona (@FCBarcelona_es) <a href="https://twitter.com/FCBarcelona_es/status/1795796698716889476?ref_src=twsrc%5Etfw">May 29, 2024</a></blockquote> <script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>
Alvo do Barcelona desde 2021, Flick conta com a admiração do presidente Joan Laporta. A primeira missão do treinador é recolocar a equipe no caminho das conquistas de títulos de expressão após uma temporada sem troféus sob o comando de Xavi.
O seu trabalho mais marcante foi no período em que comandou o Bayern de Munique entre os anos de 2019 e 2021. Entre os títulos mais importantes, ele ganhou um Mundial de Clubes, uma Liga dos Campeões e ainda dois Campeonatos Alemães. Ele está livre no mercado desde setembro de 2023, desde a sua saída da seleção da Alemanha.
Com contrato até o dia 30 de junho, o comandante já está em contato com o ex-jogador brasileiro Deco, que ocupa a função de diretor esportivo. Essa aproximação vai possibilitar ao treinador o ajuste do elenco, os prováveis reforços e ainda quem pode deixar o clube.