Carmén Lúcia diz que Moraes na presidência do TSE em 2022 era "a pessoa certa, no lugar certo"
Próxima presidente do tribunal declarou que ministro foi 'fundamental' para garantir democracia
A ministra Cármen Lúcia afirmou que o ministro Alexandre de Moraes foi "pessoa certa, no lugar certo, na hora certa" durante sua gestão no Tribunal Superior Eleitoral ( TSE), iniciada em agosto de 2022 e que será encerrada na próxima semana. Cármen fez um discurso em homenagem a Moraes nesta quarta-feira, na última sessão do ministro no TSE.
— Nós, brasileiros, nos sentimos todos muito confortáveis e muito tranquilizados por ter Vossa Excelência como presidente de uma instituição da importância que é o Tribunal Superior Eleitoral, como a pessoa certa, no lugar certo, sempre na hora certa — declarou a ministra, que é vice-presidente da Corte e assumirá o comando na próxima semana.
A mesma expressão foi utilizada na sessão pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, em seu discurso:
— Nenhuma outra forma de resumo do que foi o período da presidência do ministro Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral vence uma dessas formais, que aqui se mostra inevitável: tivemos a pessoa certa, no lugar certo, na hora certa.
Para Cármen Lúcia, a atuação de Moraes foi "fundamental" para garantir a democracia em um momento em que ela sofria "risco".
— Corria-se risco mesmo a democracia brasileira e o Estado de Direito, e a atuação do Tribunal Superior Eleitoral, sob a presidência de Vossa Excelência, desempenhava um papel fundamental para que a gente mantivesse a democracia não apenas garantida, mas fortalecida no país.