Escola Municipal em Itamaracá lança projeto de jornal digital feito por alunos do 5º ano
O projeto do noticiário é o primeiro de um colégio no município
A Escola Municipal Dulce da Costa Lima, localizada em Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife, lançou, nesta quarta-feira (29), um jornal digital feito por alunos do 5º ano. Chamado de DCL-Notícias, o noticiário é o primeiro de um colégio da cidade e será editado mensalmente.
Em sua primeira edição, o jornal noticiou sobre palestras, campanhas educativas e de conscientização e projetos que a escola recebeu durante o mês de maio. Dentre outros assuntos, também foram abordados temas sobre arte, lazer e cultura.
"Quando a escola tem um projeto desse, não cresce só a turma, cresce a escola toda. O mérito é dos alunos. Eles quem pesquisaram, eu só fiz fazer uma ponte. Quem sabe aqui também não tem um grande jornalista. Então Espero que isso tenha despertado para eles sobre a profissão também", declarou a professora Jaqueline Xavier, que ajudou os alunos na produção do jornal digital.
Para a coordenadora da escola, Patrícia Alves, a produção do jornal deve contribuir de maneira benéfica para o pensamento crítico dos alunos.
"É a questão de construir o despertar dos alunos em relação à consciência crítica perante a sociedade, à sua cidadania e, principalmente, à cultura e a questão do aprendizado deles, para desenvolver mais a leitura, a escrita e essa questão da interação com os outros colegas e a escola em si", ressaltou.
Os alunos, aliás, já demonstraram satisfação com a produção do jornal, como foi o caso de Abraão Souza, de 11 anos.
"Minha experiência com o jornal (DCL) foi o Maio Laranja, Proerd e Taekwondo. Foi muito bom", declarou o estudante.
Em abril, a escola tinha realizado uma visita ao jornal Folha de Pernambuco. Na ocasião, as professoras, a coordenadora e a gestora do colégio acompanharam as crianças para entender como funcionava o veículo.
Confira a 1ª edição do DCL - Notícias
1ª edição do DCL - Notícias by Folha de Pernambuco