Polícia confisca 11 toneladas de camisetas de futebol falsificadas, na Espanha; vídeo
As mais de 36.500 camisetas apreendidas seriam vendidas durante a final da Liga dos Campeões e a Eurocopa
A polícia espanhola anunciou nesta sexta-feira (31) que confiscou mais de 11 toneladas de camisetas falsificadas de equipes de futebol em uma operação antes da final da Liga dos Campeões deste fim de semana e da próxima Eurocopa. No total, os itens, que incluem relógios de luxo falsificados eletrônicos, foram avaliados em cerca de 6 milhões de euros, o equivalente a R$ 33 milhões.
As camisetas, de várias equipes espanholas e europeias, foram apreendidas junto com relógios de luxo falsificados e produtos eletrônicos e de marroquinaria, explicou a Polícia Nacional em um comunicado.
"Estavam destinadas a abastecer várias organizações que pretendiam vendê-las de maneira ilícita durante a final da Liga dos Campeões e a Eurocopa", detalhou o texto.
No total, a polícia confiscou mais de 46.000 artigos falsificados, incluindo mais de 36.500 camisetas, com um valor de rua de mais de 6 milhões de euros (6,5 milhões de dólares) como parte da operação, que ainda está em andamento.
A investigação começou em abril, depois que a polícia apreendeu um envio procedente da China de "duas toneladas de camisetas falsificadas de clubes de futebol espanhóis", afirmou o comunicado.
O Real Madrid buscará no sábado ganhar pela 15ª vez a Liga dos Campeões quando enfrentar o Borussia Dortmund no estádio Wembley, em Londres.
A Eurocopa será jogada de 14 de junho a 14 de julho na Alemanha. As falsificações são um fenômeno global que afeta múltiplas indústrias, como moda, brinquedos, eletrônicos, alimentos ou farmacêuticos, e que a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) estima em 2,5% do comércio mundial.