Tênis

Zverev sobrevive a Griekspoor e avança às oitavas de Roland Garros

O adversário do alemão nas oitavas será o dinamarquês Holger Rune

Zverev avança mais uma vez em Roland Garros - BERTRAND GUAY/AFP

O alemão Alexander Zverev, número 4 do mundo e semifinalista de Roland Garros nas últimas três edições, evitou por pouco a eliminação neste sábado (1º) diante do holandês Tallon Griekspoor (25º), a quem derrotou por 3-6, 6-4, 6-2, 4-6 e 7-6 (3/10).

Após 4 horas e 14 minutos, o tenista de 27 anos, vencedor do Masters 1000 de Roma há quinze dias, conseguiu garantir sua vaga nas oitavas de final pela sétima temporada consecutiva.

Protegido da chuva sob a cobertura retrátil da quadra central Philippe Chatrier, o alemão levou um balde de água fria logo no primeiro set vencido por Griekspoor, um cartão de visitas apresentado pelo holandês.

Zverev, o carrasco de Rafael Nadal na primeira rodada, venceu os dois sets seguintes, mas Griekspoor empatou novamente, forçando um quinto set em que chegou a abrir 4-1.

Nesse momento o alemão reagiu e conseguiu virar o set e apesar de Griekspoor ter forçado o tie-break Zverev se recompôs para pôr fim a um jogo em que sentiu de perto o perigo de uma eliminação precoce e decepcionante.

Medvedev também avança 

O tenista russo Daniil Medvedev, número 5 do mundo, se classificou neste sábado para as oitavas de final de Roland Garros depois de vencer o tcheco Tomas Machac (N.34) por 7-6 (7/4), 7-5, 1-6, 6-4 pela terceira rodada.

Protegido da chuva sob o teto retrátil da quadra Suzanne Lenglen, o russo avança pela terceira vez às oitavas de final no torneio parisiense e está a uma partida de igualar seu melhor resultado, as quartas de final alcançadas em 2021.

Machac, que foi o carrasco do sérvio Novak Djokovic (nº 1) na semana passada nas semifinais do torneio de Genebra, fez frente a Medvedev, conseguindo vencer o terceiro set, mas o russo, que dominou os dois primeiros, mais uma vez impôs seu jogo na quarta parcial e obteve a vitória após 3 horas e 23 minutos de jogo.

'Foi uma partida muito difícil", reconheceu Medvedev na quadra. "Estou feliz por ter permanecido consistente apesar de alguns momentos difíceis no terceiro set."