estados unidos

Vice-presidente dos EUA viajará à Suíça para conferência de paz na Ucrânia

Harris pretende "reafirmar o apoio (americano) ao povo ucraniano enquanto se defende da agressão russa"

Kamala Harris - Mandel Ngana/AFP

A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, viajará para a cidade suíça de Lucerna, no dia 15 de junho, para participar da Conferência de Paz na Ucrânia, anunciou a Casa Branca em um comunicado nesta segunda-feira (3).

Harris destacará “o compromisso” do governo dos EUA liderado por Joe Biden em “encorajar os esforços da Ucrânia para garantir uma paz justa e duradoura, baseada na soberania, na integridade territorial e nos princípios da Carta das Nações Unidas”.
 

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, convidou o seu homólogo americano, que participará pouco antes da cúpula do G7 na Itália, a prolongar a sua estadia na Europa e a participar pessoalmente do encontro na Suíça.

Mas, segundo a imprensa americana, o presidente democrata, de 81 anos e em campanha para a reeleição em novembro, decidiu retornar aos Estados Unidos para participar de um evento de arrecadação de fundos na Califórnia, que contou com a presença de estrelas do entretenimento como George Clooney, Julia Roberts, entre outros.

Harris, que comparecerá ao evento junto com o Conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, pretende “reafirmar o apoio (americano) ao povo ucraniano enquanto se defende da agressão russa”. Mais de uma centena de países e organizações se comprometeram a participar desta cúpula na Suíça, segundo Zelensky.