Câmara

Janones e Nikolas: veja o início das provocações

Deputados trocaram provocações durante sessão antes de quase partirem para agressão nos corredores da Câmara

André Janones e Nikolas Ferreira continuam a trocar ofensas - Reprodução

Antes de se envolverem em uma confusão com troca de xingamentos e empurrões na saída Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG) e André Janones (Avante-MG) trocaram provocações aos cochichos durante a sessão.

A troca de provocações começa minutos antes da votação sobre o andamento do processo de cassação do deputado André Janones.

A discussão gira em torno da disputa eleitoral nas redes sociais que os dois travaram nas eleições presidenciais em 2022, com Nikolas ao lado de Bolsonaro e Janones de Lula.

No vídeo, o parlamentar governista estava uma fileira na frente de Nikolas Ferreira. Janones discutia com o colega mineiro, que retrucou.

— Você não aguenta Janones, você é fraquinho demais nas redes sociais. Você não tem 10% dos meus votos, cala a boca — diz Nikolas enquanto gargalha.

Janones dispara de volta para o deputado de oposição.

— Vou vencer de novo em 2026. Você está treinando para cair na hora da eleição. Você já entrou no Palácio? Perdeu e vai perder de novo. Eu vou eleger o Lula de novo em 2026. Vou eleger o Lula em 2026.

Com a discussão em curso e com o tom de voz cada vez mais elevado, os dois são repreendidos por outros deputados. Nikolas logo joga a responsabilidade para o deputado governista.

— Eu não discuto não, você está muito longe nos votos. Ô senhor, presidente, olha aqui, o sem votos falando comigo Olha o Janones, deputado. Ou, vira para frente aí Janones, está atrapalhando aí. Ele que está atrapalhando. Ô Rachadones

Janones então retribui as acusações

— Nikolas, vamos respeitar Nikolas, vamos respeitar.

Confusão nos corredores
Após os ânimos se acalmarem, o Conselho de Ética aprovou o relatório do deputado Guilherme Boulos (PSOL-MG), que votou contra o prosseguimento da denúncia de Janones.

O resultado irritou a oposição, que vinha usando a suspeita na tentativa de vincular um ilícito ao entorno do governo Lula, e foi o estopim de uma confusão entre parlamentares.

Ao fim da audiência, um grupo de parlamentares que incluía os oposicionistas Nikolas Ferreira (PL-MG), Zé Trovão (PL-SC) e Éder Mauro (PL-BA) se aproximou de Janones aos gritos de “rachadinha” e covarde.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Folha de Pernambuco (@folhape)

O deputado que havia acabado de se livrar da acusação, beneficiado por um parecer favorável de Boulos, reagiu também elevando o tom.

Ele se levantou, disse que os opositores eram “gado” e partiu para cima dos adversários — chamou Nikolas, com quem tem histórico de hostilidades, para “resolver lá fora”.

— Você quer testosterona? Vamos lá fora para eu te dar testosterona — disse Janones em direção a Nikolas.

— Bate aqui em mim — respondeu o bolsonarista.

Ambos partiram para o confronto físico, mas foram separados por assessores, outros congressistas e integrantes da Polícia Legislativa. Toda a cena foi registrada por celulares e serviu para novas provocações nas plataformas digitais.

Janones foi escoltado para fora da sessão pela polícia legislativa, mas a confusão continuou nos corredores da Câmara.

Zé Trovão, que compartilhou as imagens em seu próprio perfil, correu em direção de Janones aos xingamentos de “ladrão e vagabundo” e foi contido — assessores diziam “calma, Zé”.

A tranquilidade, no entanto, durou pouco. Janones e Nikolas voltaram a se encontrar, e a cena moldada para repercutir nas redes prosseguiu.

— Só nós dois, moleque golpista. Quebro a sua cara com um soco — afirmou Janones ao rival, que retrucou:

— Bate, rachadinha. Não é machão? Seu lixo.