Comidas Gigantes

São João: festa do pé de moleque gigante de 2 toneladas acontece em Caruaru

O São João da cidade celebra a 27ª edição do evento

São João: Festa do Pé de Moleque Gigante acontece há 27 anos - Tayson Mayrchael/Agência LK

No São João de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, além da música, a culinária ganha destaque pelos quitutes típicos desta época. 

No último sábado (8), a cidade celebrou a 27ª edição da Festa do Pé de Moleque Gigante. O evento foi realizado no bairro das Rendeiras e contou com degustação e muito forró.

Segundo os organizadores, o bolo deste ano mediu mais de 20 metros e pesou duas toneladas, servindo oito mil fatias.

A iguaria gigante começou a ser preparada na semana passada por Maria Eugênia, de 78 anos, conhecida como Dona Maria do Bolo, idealizadora do evento.

Pé de Moleque gigante: Maria Eugênia, de 78 anos, conhecida como Dona Maria do Bolo, idealizadora do evento. Foto: Tayson Mayrchael/Agência LK

A receita é repassada por ela sem nenhum segredo, o bolo, que tem um sabor marcante, leva 1.000 quilos de massa de mandioca, 300 quilos de margarina, 300 quilos de açúcar, 3.300 ovos, 30 quilos de cravo, 30 quilos de canela,30 quilos de erva doce, 70 quilos de doce de goiabada, 90 quilos de castanha, 70 quilos de chocolate e 80 quilos de coco ralado. 

Além do Pé de Moleque, o Festival das famosas Comidas Gigantes de Caruaru também inclui outras delícias.

O evento, patrocinado pela margarina Primor, continua no próximo sábado (15) com o Bolo de Rolo Gigante da Dona Alda, no bairro do Salgado.