TJPE promove ação para negociar dívidas no Recife, a partir desta quinta (13)
Evento disponibiliza também planejamentos de educação financeira para a população
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) promove, entre esta quinta (13) e sexta-feira (14), uma ação social voltada para a negociação de dívidas e educação financeira, no Recife.
O evento, coordenada pela Gerência de Tratamento dos Consumidores Superendividados, acontece no hall monumental do Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na lha de Joana Bezerra, Centro do Recife, sempre a partir das 8h.
Ação especial de São João
A ação acontece poucos dias antes do São João, e, por conta disso, é chamada de "Pulando a fogueira das dívidas".
No evento, será possível fazer a consulta e negociação de dívidas dos participantes diretamente com seus credores. Além disso, profissionais do órgão farão a orientação financeira e jurídica, assim como para a realização de oficinas de empreendedorismo.
Como participar
Para participar da ação social, basta comparecer ao fórum nos dias e horários de realização.
No caso de extrapolar o número de fichas diárias, a equipe do Setor dos Superendividados do TJPE garantirá o atendimento. No local, deverá ser designada uma nova data para uma audiência.
Para mais informações, os cidadãos e cidadãs podem entrar em contato com a Gerência de Tratamento dos Consumidores Superendividados através do telefone (81) 3192-0887/88/89 e do e-mail proendividados@tjpe.jus.br.
O evento ocorre em parceria com o Programa de Orientação e Proteção do Consumidor (Procon).
Também participam do evento, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Pernambuco (Sebrae/PE), o Serasa, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), a Companhia Pernambucana de Saneamento Básico (Compesa), a Faculdade Universo, a Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife (FICR), além de instituições financeiras, como, por exemplo, a Caixa Econômica Federal, e os Bancos do Brasil, Bradesco e Itaú.
Além disso, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) estará com uma equipe do curso de Ciência do Consumo. Na ocasião, o grupo vai atuar oferecendo planejamentos financeiros e orientações sobre educação financeira ao público
No local, também estarão equipes da Delegacia do Consumidor, para tirar dúvidas com relação às possíveis fraudes nas relações de consumo, e o Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), para emissão de documentação básica dos participantes.