Conselho de Segurança da ONU vota projeto dos EUA por trégua em Gaza
Hamas ainda não reagiu oficialmente à proposta
O Conselho de Segurança da ONU votará, nesta segunda-feira (10), um projeto de resolução dos Estados Unidos para apoiar a proposta de cessar-fogo em Gaza e pedir ao Hamas que aceite, anunciou a Presidência sul-coreana.
A última versão do texto, à qual a AFP teve acesso, “saúda” uma proposta de trégua anunciada em 31 de maio pelo presidente americano, Joe Biden. Também afirma, diferentemente das versões anteriores, que o plano foi “aceito” por Israel.
O projeto de resolução insta o movimento islâmico solicitou ao Hamas que "também aceitá-lo e as duas partes a aplicarem plenamente os seus termos, sem demora e sem condições".
Numa primeira fase, o plano prevê um cessar-fogo de seis semanas acompanhado de uma retirada de Israel das áreas densamente povoadas de Gaza, a libertação de direitos reféns sequestrados durante o ataque do Hamas e de prisioneiros palestinos detidos por Israel.
O Hamas ainda não reagiu oficialmente à proposta.
Embora Biden tenha afirmado que o plano surgiu de Israel, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que pretende continuar a guerra até acabar com o Hamas.
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, em visita ao Oriente Médio, pediu nesta segunda-feira que os países da região pressionem o movimento islâmico palestino para que aceitem o acordo.
“Minha mensagem para os governos na região (...) é que, se quiserem um cessar-fogo, pressionem o Hamas para que diga sim”, declararam aos jornalistas no Cairo.