Recife recebe prêmio de fomento ao empreendedorismo do Brasil
Gestão da capital pernambucana foi vencedora do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, em solenidade realizada na noite desta terça (11) em Brasília
A Prefeitura do Recife conquistou o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, que reconhece as melhores práticas municipais voltadas para o empreendedorismo no país.
A cidade levou o prêmio de melhor iniciativa nacional na categoria Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo, que destaca projetos que tornam processos e serviços administrativos, burocráticos ou regulatórios mais simples, eficientes e acessíveis a cidadãos e empresas.
A 12ª edição do evento aconteceu em Brasília, na última terça-feira (12), e contou com as presenças do prefeito do Recife, João Campos; do secretário de Ciência e Tecnologia do Recife, Rafael Figueiredo; e da secretária de Finanças do Recife, Maíra Fischer. Nesta edição, foram mais de 2,5 mil projetos inscritos em todo o país e 240 municípios finalistas.
O município foi vencedor da etapa nacional com a iniciativa E.I.T.A! Recife - Esquadrão de Inovação e Transformação Aberta da Prefeitura do Recife, que já ganhou mais de 20 premiações, entre nacionais e internacionais, além de ser um dos principais programas para desenvolver soluções inovadoras para os desafios da cidade, em conjunto com a população, startups, instituições de ensino e empresas.
"No total, eram 1,7 mil cidades participando. Foram feitas disputas estaduais. Nós fomos campeões de Pernambuco e a gente veio pra competição nacional, concorrendo com 25 cidades, cada uma representando um Estado diferente. E Recife foi a grande vencedora, com o Eita!Recife, um programa de inovação aberta, que contrata desafios abertos e que a gente executa através do marco legal das startups, que é uma lei que eu sou co-autor, quando fui deputado federal. Então, muito feliz de compartilhar esse prêmio", explica o prefeito João Campos (PSB).
Utilizando metodologias inovadoras como Design Thinking e o Marco Legal das Startups, o E.I.T.A! vem se consolidando, desde 2022, como referência em Inovação Aberta no Brasil, com mais de 25 prêmios e mais de 200 cidades interessadas no modelo de contratação.
Já são mais de oito iniciativas que estão funcionando no município, e mais cinco que estão em fase de conclusão por meio do segundo Ciclo de Inovação Aberta. A implementação do projeto é possível a partir da realização dos Ciclos de Inovação Aberta, com a identificação dos desafios da cidade, a captação de recursos e o lançamento de produtos mínimos viáveis (MVPs).
Ações
A Prefeitura do Recife também tem trabalhado, de forma permanente, para melhorar o ambiente de negócios e criar empregos na cidade com ações para simplificar e desburocratizar processos, promover a economia local, atraindo novos investimentos e apoiando a expansão de empresas.
Entre as principais medidas, destaca-se o Balcão Único, em parceria com a Junta Comercial de Pernambuco, e um decreto que isenta 432 atividades de alvarás e licenças, facilitando a abertura de negócios de baixo impacto.
O Portal de Licenciamento Unificado também ajuda os investidores a encontrar informações e documentos necessários para abrir uma empresa, oferecendo cerca de 80 serviços simplificados para alvarás em áreas como urbanismo, meio ambiente e saneamento. Com essas iniciativas, o tempo para abrir uma empresa no Recife caiu de 63 para 6 horas.
Além disso, em dezembro, a Prefeitura lançou um pacote para facilitar a abertura de negócios e aumentar a geração de empregos, ampliando o grupo de atividades de baixo risco e acelerando a aprovação de licenças, incluindo alvarás automáticos em até 24 horas para pequenas obras. As regras tributárias também ficaram mais transparentes, assegurando a segurança jurídica para investidores privados.