Sport

Sport acerta ida de Pedro Lima para o Chelsea

No primeiro momento, Pedro Lima atuará pelo Strasbourg, da França

Pedro Lima, lateral-direito do Sport - Paulo Paiva/SCR

Pedro Lima está de saída do Sport. Nesta quarta-feira (12), o clube rubro-negro acertou a venda da joia de 17 anos para o Chelsea, da Inglaterra. O time de Londres pagará 7,5 milhões de euros (R$ 43,82 milhões na cotação atual) aos pernambucanos, em negociação que pode render mais 3 milhões de euros (R$ 17,53 milhões) de bônus. Esta é a maior venda do futebol nordestino. 

No primeiro momento, Pedro Lima terá como destino o Strasbourg, da França. A equipe pertence ao grupo BlueCo, mesmo que está à frente do Chelsea. A informação foi divulgada pelo repórter Jorge Nicola e confirmada pela Folha de Pernambuco. 

Procurado pela reportagem, o diretor de futebol rubro-negro, Guilherme Falcão, não confirmou o desfecho da negociação. Ele evitou dar detalhes sobre a operação e informou que o "Sport está conduzindo o tema com cautela e reserva". Além disso, o membro do comitê gestor pontuou que "nada do que tem saído na imprensa tem o aval do clube". 

O contrato de Pedro Lima com o Chelsea será de quatro anos, com a viabilidade de ser renovado por mais uma temporada. Com acordo verbal entre os clubes, a transferência do lateral-direito será concluída quando o jogador completar 18 anos, no início de julho. 

Ida para o Strasbourg

Apesar do staff de Pedro Lima não concordar com a possibilidade do jovem atuar no futebol francês em um primeiro momento, a ida se faz necessária porque o atleta não tem o 'work permit' para atuar na Inglaterra.

De acordo com o sistema de pontos da Federação Inglesa, são necessários 15 pontos para que um jogador estrangeiro atue na Premier League. A pontuação leva em conta atuações por seleções, ligas, copas e campeonatos internacionais. 

Pedro Lima no Sport

Pedro Lima subiu para o profissional do Sport nesta temporada, sob o comando do técnico Mariano Soso. Ainda no início do ano, desbancou as concorrências de Lucas Ramon - que já deixou o clube - e Roberto Rosales, para se tornar o dono da lateral direita leonina. Pelo Rubro-negro, são 26 jogos, além de dois gols marcados e duas assistências distribuídas. 

Apesar das boas aparições em 2024, o jovem vem chamando a atenção de equipes do exterior desde o ano passado, quando brilhou com a camisa da seleção brasileira sub-17, na Copa do Mundo da categoria, na Indonésia. Na última semana, o jogador esteve com a equipe sub-20 do Brasil para um período de treinos, na Granja Comary, no Rio de Janeiro.