NATUREZA

Terremoto de 6,3 de magnitude atinge o sul do Peru com epicentro no Pacífico

O sinistro ocorreu às 9h47 locais (11h47 no horário de Brasília) e teve como epicentro o Oceano Pacífico, segundo o Instituto Geofísico do Peru

Praça circular no Peru - Ministério da Cultura do Peru/divulgação/AFP

Um terremoto de magnitude 6,3 foi registrado neste domingo no litoral sul do Peru, no departamento de Arequipa, sem que as autoridades tenham relatado vítimas ou danos.

O terremoto, com 25 km de profundidade, ocorreu às 9h47 locais (11h47 no horário de Brasília) e teve como epicentro o Oceano Pacífico, segundo o Instituto Geofísico do Peru.

As autoridades descartaram ativar o alarme de tsunami, disse a Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha de Guerra.

O tremor ocorreu próximo à região de Caravelí, Arequipa. A 41 km do epicentro fica a pequena cidade de Chala, com cerca de 10 mil habitantes.

“Até o momento, não foram reportados danos materiais ou vítimas”, afirmou o Instituto Nacional de Defesa Civil em um comunicado.

O evento foi percebido como “entre moderado e forte pela população”, acrescenta o relatório oficial.

O Peru, com cerca de 33 milhões de habitantes, está localizado no chamado Anel de Fogo do Pacífico, que se estende ao longo da costa oeste americana e onde é registrado a maior atividade sísmica do mundo.

Pelo menos cem terremotos perceptíveis à população ocorrem todos os anos.