TRANSPORTE

Metrô do Recife: Linha Centro está fora de operação na noite desta quinta-feira (20)

De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Recife, uma queda na rede aérea foi a responsável pelo problema

Circulação na linha Centro do Metrô do Recife foi suspensa após falha na rede elétrica - Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco

Os passageiros que precisaram utilizar o metrô na estação Barro, durante a tarde e noite desta quarta-feira (20), foram pegos de surpresa com a paralisação total do sistema

De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Recife, uma queda na rede aérea foi a responsável pelo problema. O incidente aconteceu entre as Estações Barro e Coqueiral, e próximo à Estação Rodoviária, onde ocorreram duas quedas na rede energizada.

Paralisação Linha Centro
Com a falha no sistema, todas as rotas da Linha Centro estavam fora de operação até a última atualização desta matéria. De acordo com nota da CBTU, até o momento, não foi possível estabelecer um prazo para retorno das atividades.

“As equipes de manutenção já foram acionadas para que o problema seja sanado o mais breve possível, mas, devido à complexidade do ocorrido, não temos previsão de retorno”, esclareceu a empresa.

Transtorno

Para os cidadãos que dependem do sistema, o cenário é de instabilidade e estresse. Os estudantes Paulo Henrique e Rakelly Lemos estavam voltando para casa juntos quando se depararam com o metrô fechado.

“Agora, vamos precisar fazer um outro caminho, mais longo, que vai demorar cerca de 40 minutos a mais para chegar em casa”, explicou Rakelly. 

A Linha Centro faz a conexão do Recife com Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes, duas das mais populosas cidades da RMR.

Com a falha no funcionamento, os passageiros que precisavam chegar em casa formaram longas filas nos terminais de ônibus. 

Andréa Maria, secretária, esperou na fila mais de uma hora para conseguir pegar o ônibus.

“É revoltante essa situação. Somos trabalhadores cansados, querendo voltar para casa e isso sempre acontece durante a semana, não é a primeira vez”, destacou.

Com paralisação do metrô, passageiros formaram fila nos terminais de ônibus. Foto: Ricardo Fernandes / Folha de Pernambuco 

Para Silvana Santana, empregada doméstica, a jornada, que já era longa, se transformou em um percurso ainda mais cansativo.

“Vim de Casa Amarela e preciso chegar até Vitória de Santo Antão. Já estou aqui há vinte minutos, com o metrô seria bem mais rápido”.

Marcos da Silva, soldador, pegou o primeiro ônibus em Abreu e Lima, desceu na Macaxeira e esperava pegar o metrô para chegar em casa em Jaboatão dos Guararapes.

“Quase todo dia enfrento algum problema, é complicado continuar assim. Pagamos caro na passagem para, praticamente, não receber o serviço”.

Recorrência

Não é a primeira vez na semana que os usuários do sistema precisam enfrentar problemas para se locomover. Na terça-feira (18), uma pane elétrica prejudicou a rotina dos passageiros que também ficaram sem os serviços na Linha Sul. No total, 12 estações ficaram paralisadas.

Na semana passada, a Linha Centro também passou por problemas e afetou 20 mil passageiros que usam o transporte durante a semana. O motivo também foi uma falha elétrica no trecho entre Werneck e Coqueiral.