TRANSPORTE

Metrô do Recife: Linha Centro permanece fechada por problema na rede aérea

Ramais Jaboatão e Camaragibe do Metrô do Recife tiveram o funcionamento interrompido na noite da quinta-feira (20)

Linha Centro do Metrô do Recife permanece fechada - Walli Fontenele/Folha de Pernambuco

A Linha Centro do Metrô do Recife permanece paralisada na manhã desta sexta-feira (21). Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), não há previsão para retorno do serviço.

Os ramais Jaboatão e Camaragibe tiveram o funcionamento interrompido na tarde da quinta-feira (20), após um problema na rede aérea.

O incidente aconteceu entre as Estações Barro e Coqueiral, e próximo à Estação Rodoviária, onde ocorreram duas quedas na rede energizada.

Com a falha no sistema, toda a Linha Centro do Metrô do Recife, que conta com 19 estações entre os ramais Recife e Jaboatão, ficou sem funcionar, prejudicando 120 mil passageiros, diariamente.

Equipes de manutenção atuam para resolver o problema. "Devido à complexidade do ocorrido, não temos previsão de retorno", disse a CBTU.

No local
Quem chega à Estação Central do Recife, na área central da capital pernambucana, encontra metrô apenas para Cajueiro Seco. 

A turista norueguesa Merete Kemi Wear, de 41 anos, chegou ao local para pegar um metrô rumo à Estação Rodoviária. De lá, ela viajaria para Pipa, no Rio Grande do Norte, mas precisou optar por outros tipos de transporte.

"É a segunda vez que eu pegaria metrô aqui. É um sistema bom, que vai para várias cidades a um custo bom. Na semana que vem, eu vou para os Estados Unidos. É muito triste essa paralisação, porque eu acho que muita gente depende do metrô. É a minha preferência em todos os países que eu vou. É muito triste", explicou.

A dona de casa Rafaela Roberta, 30, também se frustrou ao chegar no ponto de partida. Ela lamentou a falha e espera pronta recuperação do metrô, após a paralisação da Linha Centro, que dura quase 24 horas.

"Eu iria para Cavaleiro [em Jaboatão]. É complicado para todos nós que precisamos andar de coletivo. Eu pego metrô aqui muito raramente. Tomara que isso mude, porque a gente já não aguenta mais", ressaltou.

"A gente não tem melhoria no metrô. É sempre sujeira, atraso e superlotação. Um verdadeiro caos. Hoje, eu vou utilizar a linha Cajueiro Seco, mas lamento pelas outras pessoas, porque dificulta bastante. Às vezes, a gente fica igual barata tonta, para um lado e para o outro, tentando achar uma forma de chegar ao destino", desabafou.

Grande Recife faz reforço de linhas para minimizar impactos da paralisação do metrô
O Grande Recife Consórcio de Transporte mantém o esquema emergencial de contingência por causa da paralisação da Linha Centro do Metrô do Recife. A empresa ativou três linhas emergenciais e reforçou outras duas. São elas:

Linhas ativas

Linhas reforçadas