As promessas não cumpridas para os Jogos Olímpicos de Paris-2024
Desde 2017, projeto sofreu diversas alterações por parte de seus organizadores e administrações públicas
Desde que a candidatura de Paris para organizar os Jogos Olímpicos foi apresentada e confirmada em 2017, o projeto sofreu diversas alterações por parte de seus organizadores e administrações públicas.
Estas são as principais promessas não cumpridas por Paris-2024 ao longo de sete anos:
Jogos populares?
O preço dos ingressos, considerado caro por muitos, não corresponde aos Jogos populares inicialmente prometidos, embora os organizadores afirmem que os valores são semelhantes aos das Olimpíadas de Londres-2012.
Outro aspecto que coloca a popularidade do evento em dúvida é a cerimônia de abertura no rio Sena, que sofreu inúmeras modificações importantes, incluindo o número de espectadores que poderão assistir ao vivo.
Se num primeiro momento a Prefeitura de Paris pretendia realizar um evento com a presença de 600.000 pessoas (meio milhão de ingressos gratuitos), à medida que os dados se aproximassem e por questões de segurança, o número foi limitado para 222.000, incluindo 100.000 entradas paga.
Todos os participantes serão convidados diretamente pelas administrações públicas e pela comissão organizadora, em vez de serem escolhidos por sorteio através de uma plataforma.
Dinheiro público
Contrariando a ideia difundida entre a opinião pública, haverá uma grande quantidade de capital privado financiando os Jogos. No entanto, o slogan “Os Jogos financiam os Jogos” usado pelo governo francês durante meses também não será cumprido.
As diferentes administrações públicas francesas já investiram mais de 2,4 bilhões de euros (quase R$ 14 bilhões na cotação atual) em infraestruturas, obras urbanas, mas também no laboratório antidoping, por exemplo.
Ainda não se sabe o total desta quantidade, na qual incluem os custos relacionados à segurança e aos bônus pagos aos funcionários, incluindo policiais.
“Não haverá imposto para os Jogos”, reitera o presidente Emmanuel Macron, apesar de muitas despesas com o evento virem dos cofres públicos.
O presidente do Tribunal de Contas, Pierre Moscovici, indicou recentemente que o investimento público final ficará entre “3 e 5 bilhões de euros” (R$ 17,1 bilhões e 28,6 bilhões). A resposta virá após o evento.
Do metrô grátis à tarifa de 4 euros
Embora o documento da candidatura anuncie que “todos que possuírem ingressos poderão viajar gratuitamente em todos os transportes públicos da região parisiense no dia desta competição”, a promessa não será cumprida.
Em dezembro de 2022, esta ideia foi descartada para buscar receitas adicionais na sequência de uma revisão orçamentária.
Meses depois, a operadora de transportes públicos da região parisiense anunciou preços especiais durante os Jogos: 4 euros (quase R$ 23) por uma passagem de metrô, um aumento de quase 100% face aos valores atuais que se encontraram comprovados com o fato de o tráfego de transportes públicos aumenta 15% durante o evento.
Piscina olímpica sem provas
Uma das instalações esportivas construídas exclusivamente para o evento, o Centro Aquático Olímpico, localizado em Saint-Denis, próximo ao Stade de France, não será utilizada para as competições de natação, uma vez que a capacidade foi reduzida para 5.000 espectadores, um terço fazer o que a federação internacional (World Aquatics) exige para realizar uma competição internacional desta modalidade.
Apenas as provas de pólo aquático, nada artístico e saltos ornamentais serão realizados neste local, enquanto as estrelas da piscina terão que competir do outro lado da capital, na Arena La Défense.
Impacto ambiental
Inicialmente, o impacto ambiental anunciado seria “positivo”, com a ideia de compensar as emissões de CO2, mas o projeto foi posteriormente descartado.
Vários especialistas já criticaram a ideia inicial, para transmitir uma imagem enganosa de que o evento não afetaria o meio ambiente.
Agora, a organização pretende reduzir para metade estas emissões, que são calculadas da seguinte forma: um terço está relacionado aos transportes, outro terço à construção de infraestruturas e o restante, com atividades diretamente ligadas aos jogos (alojamento, segurança, obras, etc) .