Argentina x Equador abrem as quartas de final da Copa América; confira escalações e onde assistir
Confronto entre Argentina e Equador acontece nesta quinta (4), às 22h (horário de Brasília)
Abrindo a fase de mata-mata da Copa América, Argentina e Equador se enfrentam nesta quinta-feira (4), às 22h (horário de Brasília), no NRG Stadium, na cidade de Houston, no Texas. O duelo irá classificar a primeira seleção para as semifinais da competição continental.
Argentina chega às quartas com 100% de aproveitamento
Atual campeã da Copa América e da Copa do Mundo, a Albiceleste chega às quartas de final com 100% de aproveitamento após vencer Canadá, Chile e Peru na fase de grupos, campanha digna de uma seleção favorita ao título.
Com três vitórias em três jogos, a equipe comandada por Lionel Scaloni não levou um único gol na competição e se classificou em primeiro lugar no grupo A.
Com dúvida na titularidade de Messi, que sofreu uma lesão na coxa direita durante a vitória da Argentina contra o Chile - desfalcando a seleção no último jogo da fase de grupos contra o Peru -, o técnico Scaloni poderá confiar a Lautaro Martínez a missão de classificar a Albiceleste para a próxima fase.
Destaque da seleção nesta edição da Copa América, Lautaro marcou quatro dos cinco gols da Argentina em três jogos, tornando-se o artilheiro da competição, seguido pelo brasileiro Vini. Jr, que marcou dois gols.
Em busca da 'glória inédita'
Com o sonho de conquistar a glória continental pela primeira vez, o Equador se classificou com sufoco para o mata-mata após empatar sem gols com o México e eliminar a seleção mexicana pelo saldo de gols.
Com apenas quatro pontos conquistados em três jogos - frutos de uma vitória, um empate e uma derrota -, a seleção comandada por Félix Sánchez se classificou em segundo lugar no grupo B.
Principal goleador da seleção equatoriana, com 41 gols marcados em 88 jogos, o atacante Enner Valencia, que atua no futebol brasileiro pelo Internacional, poderá ser uma das peças importantes para o duelo contra a seleção argentina.
Retrospecto com tabu a favor da Argentina
Ao longo da história, incluindo partidas na Copa América, eliminatórias da Copa do Mundo e amistosos, Argentina e Equador se enfrentaram 40 vezes, com a Albiceleste tendo um retrospecto favorável.
A Argentina venceu 24 vezes, enquanto o Equador venceu apenas cinco. Os outros 11 duelos terminaram empatados.
Pela competição continental, há um tabu a favor da seleção argentina: nunca foi derrotada pela seleção equatoriana na Copa América. Ao todo, foram 16 encontros, com 11 triunfos da Argentina e cinco empates.
Nos dois últimos confrontos entre as seleções, a Argentina saiu vitoriosa em ambos, um pelas eliminatórias do Mundial e outro em um amistoso, os dois vencidos por 1x0.
Apesar dos números estarem a favor da seleção argentina, o técnico Lionel Scaloni declarou que não se baseia em estatísticas para enfrentar o adversário.
"Não acredito em estatísticas. O Equador é uma equipe muito bem trabalhada, tem jogadores muito bons e um bom treinador", pontuou Scaloni.
Onde assistir Argentina x Equador no Brasil?
Pela TV aberta, a Globo irá transmitir o duelo entre Argentina e Equador nesta quinta-feira (4). A Globoplay (streaming) e o SporTV (TV fechada) também irão exibir a partida.
Prováveis escalações
Argentina: Emiliano Martínez; Nahuel Molina, Cristian Romero, Lisandro Martínez, Nicolás Tagliafico; Rodrigo de Paul, Leandro Paredes, Alexis Mac Allister; Lionel Messi, Lautaro Martínez, Angel Di Maria. Técnico: Lionel Scaloni.
Equador: Alexander Dominguez; Ángelo Preciado, Félix Torres, William Pacho, Piero Hincapié; Alan Franco, Moisés Caicedo; Jhon Yeboah, Kendry Páez, Jeremy Sarmiento; Enner Valencia. Técnico: Félix Sánchez.
Outros confrontos
Outras seis equipes estão na disputa por uma vaga na semifinal da Copa América. Confira os confrontos e onde assistir:
Venezuela x Canadá, 05/07 - SporTV e Globoplay
Uruguai x Brasil, 06/07 - Globo, SporTV e Globoplay
Panamá x Colômbia, 06/07 - SporTV e Globoplay.