Governo de Pernambuco entrega 265 novos veículos escolares aos municípios do Estado
A ação faz parte do programa Juntos pela Educação e teve o investimento de R$ 5 bilhões
O Governo de Pernambuco realizou, na manhã desta quinta-feira (4), no Palácio do Campo das Princesas, a entrega de 265 novos veículos escolares aos municípios pernambucanos.
Ao todo, foram 232 ônibus e 33 vans escolares destinados às cidades pernambucanas. A ação faz parte do programa Juntos pela Educação e teve o investimento de R$ 5 bilhões.
Estiveram na solenidade a governadora Raquel Lyra, a vice-governadora Priscila Krause, o recém-empossado da Secretaria de Educação e Esportes, Alexandre Schneider, o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia, a Deputada Estadual Débora Almeida, além de prefeitos e representantes de mais de 150 munipíos do Estado.
O evento também contou com a presença da Quadrilha Junina Raio de Sol, campeã do Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas, que realizou uma apresentação antes da cerimônia começar.
Durante a cerimônia, chaves simbólicas foram entregues aos prefeitos e representantes dos municípios.
O presidente da Amupe e prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, admitiu as dificuldades que os municípos estavam tendo antes da chegada dos novos transportes e agradeceu à entrega.
"Como representante da Amupe, eu só tenho a agradecer pelos ônibus, pelas creches, pelo programa de transporte escolar. Nós estávamos sobrecarregados, nossos ônibus com alunos ao excesso. A partir de apoios como esse, com o transporte escolar, a gente consegue dar uma melhor condição aos nossos alunos, para que eles possam estar dentro das escolas e diminuir a evasão escolar", declarou.
A entrega dos veículos é parte dos mil ônibus que foram prometidos pela gestão atual do governo. A governadora Raquel Lyra lembrou da importância desses novos transportes para os alunos.
"Esses meninos muitas vezes têm dificuldade em chegar nas escolas porque não tem ônibus, muitas vezes vão para a escola só para se alimentar, muitas vezes têm na escola um oásis que não tem em casa, porque tem água, comida, afeto e gente que acredita neles", disse.
A governadora também reconheceu que, apesar da entrega dos transportes, as escolas estaduais ainda precisam melhorar muito nas suas estruturas.
"Ainda precisa de ar-condicionado em todas elas, de internet de qualidade, que tenha água de qualidade, que chegue água, que tenha banheiro, que tenha cozinha, que a merenda seja feita nas escolas e que os meninos não recebam mais 'quentinha', que muitas vezes não satisfazem a qualidade do que a gente está pagando", admitiu.
O secretário de Educação e Esportes, Alexandre Schneider, aproveitou a oportunidade para esclarecer quais são as próximas ações que o governo pretende implementar no âmbito educacional.
"O 'Juntos pela Educação' prevê não só a entrega de ônibus, mas também o apoio dos projetos de alfabetização, apoio técnico da secretaria, junto com os municípios, a construção de creches e o pagamento do primeiro ano do Fundef da creche. Nós vamos ter também o apoio para a construção e ampliação do tempo das crianças na escola, no ensino fundamental", garantiu.