Jaboatão dos Guararapes

Criminosos que faziam motoristas reféns para roubar cargas são presos; um morre em troca de tiros

Segundo a Polícia Civil, grupo mirava principalmente cargas de carnes, aves e embutidos

Flagrante aconteceu em Comportas; polícia apreendeu carga roubada - Polícia Civil de Pernambuco/Divulgação

Cinco criminosos membros de uma quadrilha especializada em roubo de cargas foram presos em operação conjunta entre a Polícia Civil de Pernambuco e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), nessa terça-feira (9). 

Segundo as primeiras informações da Polícia Civil, um deles morreu em uma troca de tiros durante a operação. A corporação afirmou que o tiroteio foi "decorrente de resposta legal à injusta agressão".

Os policiais receberam relatos de que o grupo usava um veículo para abordar motoristas de caminhões na BR-232, nas proximidades dos municípios de Pombos, no Agreste do Estado, ou Moreno, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Eles roubavam as cargas dos caminhões, principalmente carnes, aves e embutidos, e ainda faziam os motoristas reféns durante as ações criminosas.

"Os acusados restringiam a liberdade dos motoristas, mantendo-os reféns até a total subtração da carga para um galpão e, depois, eram liberados", explicou a Polícia Civil, que atuou na operação com o Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri). 

As investigações feitas culminaram na abordagem ao grupo, na terça-feira, em um galpão localizado em Comportas, em Jaboatão dos Guararapes, também na RMR. 

Como a abordagem aconteceu logo após uma investida criminosa do grupo, as prisões foram feitas em flagrante. Entre os cinco presos, acrescenta a Polícia Civil, estavam quatro homens e uma mulher. 

A Polícia Rodoviária Federal disse que o veículo foi localizado, por volta da 1h30, enquanto circulava na BR-101, em Jaboatão dos Guararapes.

"A ordem de parada foi desobedecida e a viatura policial iniciou o acompanhamento tático até que o motorista perdeu o controle da direção e colidiu em uma cerca. Dois homens estavam no automóvel e fugiram em direção a uma área de mangue. O veículo tinha indícios de adulteração. Tratava-se de um clone, com registro de roubo em 28/06/2024, em Caruaru", explicou a corporação.

Os presos foram autuados por uma série de crimes, segundo a Polícia Civil:

- associação criminosa armada;
- tentativa de homicídio praticado contra agentes de segurança pública;
- porte ilegal de arma de fogo;
- roubo circunstanciado com restrição de liberdade da vítima com emprego de arma de fogo em concurso de pessoas e resistência.

No momento da apreensão, foram apreendidos pelas polícias:

- um caminhão com câmara fria contendo várias caixas de queijos e derivados;
- três veículos; 
- uma pistola da marca Taurus cal. .40;
- um revólver calibre 38; e
- quatro jammer (bloqueadores de sinais). 

O caminhoneiro que havia sido feito refém disse aos policiais que havia sido abordado por homens que levaram o caminhão que dirigia, carregado com queijo e manteiga."De acordo com o caminhoneiro, durante todo o tempo em que esteve com os suspeitos ele estava encapuzado e sob a mira de arma de fogo. Ileso, o motorista foi encaminhado ao Depatri, onde prestou depoimento", completou a PRF. 

"A Polícia Civil informa ainda que o inquérito policial segue em curso até sua conclusão pela Delegacia de Polícia de Roubos e Furtos de Cargas", afirmou a corporação.

Os acusados, finaliza a polícia, serão encaminhados para audiência de custódia, onde ficarão à disposição da Justiça. 

O corpo do criminoso que morreu na troca de tiros foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) do bairro de Santo Amaro, na área central do Recife.