Parkinson, glaucoma, rinite: veja os novos remédios que passam a ser gratuitos no Farmácia Popular

Com ampliação, maior parte dos tratamentos contemplados pelo programa passa a ser sem custo

Farmácia Popular - Elza Fiuza/ Agência Brasil

A partir desta quarta-feira, os remédios para dislipidemia (colesterol e triglicerídeos altos), doença de Parkinson, glaucoma e rinite passam a ser ofertados de forma gratuita pelo Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB).

Segundo comunicado enviado pelo Ministério da Saúde às drogarias, o objetivo é "garantir e fortalecer o acesso a medicamentos destinados ao tratamento de doenças e agravos de maior prevalência e impacto social".

Os remédios já faziam parte do programa, porém na modalidade subsidiada, que oferece descontos de até 90%. Criado em 2004, PFPB fornece itens hoje para 12 doenças ou condições de saúde em drogarias particulares de duas formas: gratuitamente ou com o copagamento.

Em 2023, o governo já havia incluído o tratamento de osteoporose e anticoncepcionais na modalidade gratuita. Neste ano, acrescentou a oferta de absorventes. Com a nova expansão, a maior parte dos itens passa a ser sem custos. [Veja a lista completa abaixo].

Apenas o remédio para quadros de diabetes tipo 2 associada a doença cardiovascular e a fralda geriátrica indicada para incontinência permanecem como copagamento. Porém, para beneficiários do Bolsa Família, mesmo esses itens podem ser retirados de forma gratuita.

A atuação do programa ao longo das quase duas décadas é apontada por especialistas como uma forma eficaz de reduzir o agravamento e a morte por doenças de alta prevalência na população.

Um estudo de pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que ele foi responsável por evitar 287,3 mil hospitalizações e 19,4 mil óbitos decorrentes de hipertensão arterial, diabetes e asma em 2016, gerando uma economia de R$ 233 milhões que seriam gastos em internações no Sistema Único de Saúde (SUS).

Lista de medicamentos gratuitos

Hipertensão arterial

Diabetes

Asma

Anticoncepcionais

Osteoporose

Rinite

Doença de Parkinson

Glaucoma

Dignidade menstrual

Medicamentos com até 90% de desconto ou gratuitos para beneficiários do Bolsa Família

Incontinência

Diabetes mellitus associada a Doença cardiovascular