O que fazer na entrevista? Onde buscar vagas? Especialista dá dicas para quem procura emprego
Caso que viralizou na internet trouxe apreensão para quem busca se realocar no mercado de trabalho
O relato do consultor de projetos Victor Barrios sobre uma situação desconfortável que passou durante sua busca por um novo emprego, deixou aqueles que buscam por uma recolocação aflitos.
Victor recebeu a mensagem de um recrutador por WhatsApp, informando sobre uma vaga de Gestão de Projetos (PMO).
Uma hora depois, o consultor respondeu, afirmando estar interessado e pedindo mais informações sobre a vaga. Depois de uma semana sem obter respostas, Victor procurou a empresa, que afirmou estar prosseguindo "com outras pessoas para a posição".
Confuso, o profissional perguntou o motivo de não ter sido considerado nem para uma entrevista. O recrutador foi direto: "Estamos buscando perfis proativos e com senso de urgência, portanto selecionamos apenas os candidatos que nos respondem em até 15 minutos após o envio da mensagem".
"Estar ‘open to work’ é muito frustrante, seja pela falta de retorno dos processos seletivos ou pelos retornos absurdos", afirmou Victor em seu desabafo.
O presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Paulo Sardinha, explicou que este é um caso "excepcional", não sendo comum em outras entrevistas.
— Pode ser que o recrutador estivesse sem tempo para contratar. [Mas isso] não é natural — declarou.
Como buscar vagas?
Apesar de afirmar que o caso de Victor não é visto como normal para os profissionais de Recursos Humanos (RH), Sardinha aponta que são esperadas prontidão e permanência do candidato. Ainda que responder em 15 minutos muitas vezes não seja possível, o especialista sugere que a pessoa se mantenha sempre atenta aos canais de mensagem.
Em relação à permanência, ele ressalta a importância de se manter ativo durante todo o processo de seleção.
Para quem está buscando vagas, Sardinha indica navegar rotineiramente pelas redes sociais e sites, a fim de não perder alguma oportunidade. Ele afirma ainda que fazer cursos e procurar aprimorar suas habilidade é a "melhor maneira de se realocar".
Na hora da entrevista
Caso o RH tenha te chamado para uma entrevista, não é hora de se desesperar. De acordo com Sardinha, é preciso pesquisar a empresa para entender como o candidato se encaixaria naquela companhia.
Ele assinala que a organização quanto aos horários e a objetividade são essenciais para uma boa entrevista de emprego. O especialista também alerta para que o candidato não minta na hora da reunião ou no currículo, para evitar constrangimentos na hora da entrevista ou ser taxado como mentiroso caso consiga a vaga, mas não tenha as habilidades necessárias.
Além disso, Sardinha recomenda que o candidato evite ser muito informal e não omita caso tenha parentes ou conhecidos dentro da corporação.
Outra prática que Sardinha considera ser negativa durante uma entrevista é a desatenção aos detalhes.
— O candidato tem que chegar sempre pensando que aquela é a primeira e mais importante entrevista da sua vida.