TECNOLOGIA

UE diz que selo azul do X "engana" usuários e pode multar rede social

Bloco europeu diz que contas supostamente verificadas não são necessariamente seguras e que podem ser usadas para espalhar conteúdo nocivo

X (antigo Twitter) - Yalcin Sonat/Shutterstock

O X, rede social de Elon Musk, foi notificado pela União Europeia por promover conteúdo potencialmente prejudicial, na mais recente demonstração de força do bloco europeu contra as big techs.

A UE está preocupada com o uso dos selos azuis de verificação pelo X, o que estaria "enganando" os usuários ao fazê-los crer que são contas seguras, quando há "evidências de autores mal-intencionados", apontou uma investigação iniciada pelos legisladores no ano passado.

Antes de Musk comprar a plataforma, os selos azuis eram usados como um sistema de verificação confiável para contas importantes, desde celebridades a instituições.

 

Quem paga recebe o selo
O bilionário, no entanto, disse na época considerar o sistema injusto para os usuários regulares e reformulou os selos para que eles fossem destinados apenas a quem pagasse por essa identificação, o que significou que qualquer pessoa pudesse obter a marca na prática.

Para o bloco europeu, isso estaria "enganando" os usuários ao fazerem crer que essas contas são seguras, quando "há evidências de atores mal-intencionados abusando" do sistema de verificação, disseram os reguladores nesta sexta-feira.

"Como qualquer pessoa pode se inscrever para obter esse status 'verificado', isso afeta negativamente a capacidade dos usuários de tomar decisões livres e informadas sobre a autenticidade das contas e do conteúdo com o qual interagem", disseram os reguladores.

Sob o Ato de Serviços Digitais (DSA, na sigla em inglês), a UE poderia multar o X em até 6% de sua receita, caso a empresa não consiga solucionar as preocupações do bloco europeu. Em 2021, o último ano completo em que a empresa publicou suas receitas, a empresa faturou US$ 5,1 bilhões. Por enquanto, não há um prazo específico para os próximos passos na investigação, que segue em curso.

Falta de transparência
A falta de transparência do X em relação à publicidade também potencialmente viola o DSA, disse a Comissão Europeia, assim como a plataforma não abrir seus dados para pesquisadores.

"O X agora tem o direito de se defender, mas se nossa visão for confirmada, imporemos multas e exigiremos mudanças significativas", disse o Comissário do Mercado Interno da UE, Thierry Breton, nesta sexta.

Antes que uma penalidade financeira seja imposta, os reguladores da UE terão que adotar uma decisão final no caso.