História dos Jogos: confira quem são os pernambucanos medalhistas olímpicos
Estado conta com oito representantes que já estiveram no pódio dos Jogos Olímpicos
Faltando oito dias para a abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a Folha de Pernambuco separou uma lista que também tem o número oito de forma especial. Essa foi a quantidade de atletas pernambucanos que já foram medalhistas de uma Olimpíada na história. Confira quem são e como alcançaram os feitos.
Barcelona 1992 - Pampa (ouro)
André Felippe Falbo Ferreira, mais conhecido como Pampa, foi o primeiro medalhista pernambucano das Olimpíadas. O feito foi alcançado nos Jogos de Barcelona 1992, com a seleção brasileira masculina de vôlei, derrotando a Holanda na decisão. O ex-atleta faleceu em junho deste ano.
Atlanta 1996 - Rivaldo (bronze)
Nos Jogos de Atlanta 1996, foi a vez de Rivaldo representar Pernambuco no pódio. O atleta da seleção brasileira masculina de futebol ficou com o bronze. O Brasil perdeu por 4x3 na semifinal para a Nigéria, mas ganhou de 5x0 de Portugal na decisão pelo terceiro lugar.
Pequim 2008 - Hernanes (bronze), Bárbara (prata) e Jaqueline (ouro)
Um lugar do pódio para cada pernambucano em Pequim 2008. No futebol masculino, Hernane ficou com o bronze. A equipe perdeu por 3x0 para a Argentina na semifinal e venceu a Bélgica pelo mesmo placar, no terceiro lugar.
No feminino da mesma modalidade, Bárbara foi prata ao perder a decisão para os Estados Unidos. No vôlei feminino, Jaqueline foi ouro ao vencer com a seleção na final diante dos Estados Unidos.
Londres 2012 - Jaqueline e Dani Lins (prata) e Yane (bronze)
Repeteco: Jaqueline foi medalhista de ouro também nos Jogos de Londres 2012, derrotando os Estados Unidos. O grupo também tinha Dani Lins representando o Estado. No pentatlo moderno, Yane Marques foi medalha de bronze. A primeira do Brasil na modalidade nas Olimpíadas.
Tóquio 2021 - Nino (ouro)
Com a seleção brasileira masculina de futebol, Nino faturou a medalha de ouro, derrotando a Espanha na decisão.