alimentação

Afinal, podemos guardar comida quente na geladeira?

Médico britânico explica que você não só pode, como deve, botar os restos de alimentos no refrigerador o mais rápido possível

Geladeira - Freepik

Há uma velha dúvida cotidiana para a qual todos queremos uma resposta: podemos guardar comida quente na geladeira?

No TikTok, o médico do NHS (sistema de saúde britânico) Karan Raj, também conhecido como @dr.karanr, respondeu à pergunta para seus mais de 5 milhões de seus seguidores: você pode. E deve.

De acordo com ele, não é preciso esperar: “Na verdade, quanto mais cedo você colocar as sobras na geladeira, melhor. Porque isso significa que sua comida passa menos tempo fora, na zona de perigo".

A tal "zona de perigo" é uma temperatura entre 4°C e 60°C, que "é quando as bactérias podem crescer mais rapidamente. Então faz sentido resfriar e armazenar os alimentos na geladeira, em vez de deixá-los esfriar do lado de fora. Tirando a comida dessa faixa, minimiza o crescimento bacteriano e reduz o risco de doenças de origem alimentar".

"Colocar um pouco de comida quente não aumentaria a temperatura interna da geladeira num passe de mágica, nem aqueceria os outros alimentos. Os refrigeradores modernos são muito bem projetados para lidar com a introdução de alimentos quentes sem alterar significativamente a temperatura interna", garante ele no TikTok.

Se você gosta de preparar grandes porções de seus pratos favoritos, siga o conselho de um especialista em saúde que sugere dividi-los em porções menores antes de resfriá-los. “Provavelmente, você também deve cobrir os alimentos antes de colocá-los na geladeira para minimizar a perda de umidade e evitar a contaminação cruzada”, acrescentou.