Copa América

Argentina vence Colômbia e se torna maior campeã da Copa América

Os argentinos ficaram com o título após gol no segundo tempo da prorrogação; Messi deixou o campo machucado e chorando

Argentina vence Copa América - Charly Triballeau/AFP

Com gol de Lautaro Martínez, a Argentina venceu a Colômbia por 1 a 0 e ficou com o título da Copa América, nesta segunda-feira (15), no estádio Hard Rock, em Miami (EUA). 

A conquista foi a 16ª dos argentinos, que passaram o Uruguai e ficam isolados como os maiores vencedores história do torneio mais antigo de seleções. 

A decisão da Copa América registrou muitos problemas antes do início da partida. Torcedores da Argentina e Colômbia não conseguiram entrar no estádio devido a várias tentativas de invasão de pessoas sem ingressos.

O duelo demorou mais de uma hora para começar em relação ao horário previamente determinado e a bola rolou a partir das 22h20 (horário de Brasília). 

Alguns torcedores foram detidos, além dos registros de feridos e desmaios em decorrência do calor em Miami. 

O jogo

A final começou num ritmo acelerado. Já aos 30 segundos, a Argentina criou sua primeira chance. Messi distribuiu bem o lance pela direita, Montiel fez o cruzamento e Álvarez finalizou para fora. 

Após a chegada dos argentinos, a Colômbia passou a dominar a posse de bola e as principais ações do jogo.  Aos cinco minutos,  Luís Díaz atacou pelo lado esquerdo, puxou pelo meio e chutou para a defesa de Dibu Martínez. No minuto seguinte, uma nova chegada com mais perigo. 

James Rodríguez, que controlava o jogo no meio campo, deu ótimo lançamento, Santiago Arias cruzou e o centroavante Córdoba acertou a trave. 

E o jogo era lá e cá. A Argentina respondeu à pressão colombiana aos 20 minutos com uma boa jogada da dupla histórica. Di Maria cruzou a bola rasteira e Messi chegou finalizando dentro da área. A bola desviou na zaga e sobrou tranquila para o goleiro Vargas. 

E a última boa chegada do primeiro tempo movimentado foi da Colômbia. O volante Lerma arriscou da intermediária e obrigou Dibu Martínez a fazer uma grande defesa. 

A Colômbia voltou do intervalo pressionando. Após boa jogada pela esquerda, a bola foi invertida e Santiago Arias chegou finalizando cruzado para fora, aos 2 minutos.

A Argentina respondeu rápido no minuto seguinte. Messi achou Mac Allister por dentro, o meio entrou dentro da área e Di Maria chutou travado pelo goleiro. 

Messi machucado

Grande líder da seleção, Lionel Messi deixou o campo antes do final da partida por lesão. O meia sentiu a coxa direita aos 18 minutos e deu lugar para Nico González. Do banco de reservas, foi possível ver o craque argentino chorar. 

Após a saída de Messi, a Argentina perdeu o controle de bola que tinha no meio campo e a Colômbia passou a ficar com a bola na maior parte do tempo. 

Messi deixou o campo machucado na segunda etapa da partida. Foto: JUAN MABROMATA/AFP.

Prorrogação 

A Argentina criou uma das melhores chances da partida no início da prorrogação. Di Maria acertou o passe na ultrapassagem de De Paul, que cruzou rasteiro. Nico Gonzalez chegou finalizando e Vargas operou um milagre para defender. 

As duas seleções buscaram o ataque na primeira metade da prorrogação, mas nenhuma chance clara foi criada. 

Após começar o jogo no banco de reservas, o artilheiro da Copa América apareceu para balançar as redes. Numa bela tabela entre Paredes e Lo Celso, a bola chegou para Lautaro Martínez que bateu sem chances para o goleiro. 

Ficha técnica

Argentina 1
Dibu Martínez; Montiel (Molina), Romero, Lisandro Martínez e Tagliafico; De Paul, Enzo Fernández (Paredes) e Mac Allister (Lo Celso); Messi (Nico González), Álvarez (Lautaro Martínez) e Di María (Otamendi). Treinador: Lionel Scaloni

Colômbia 0
Vargas; Santiago Arias, Davinson Sánchez, Carlos Cuesta e Mojica; Lerma (Mateus Uribe), Richard Rios (Castaño), Arias (Carrascal) e James Rodríguez (Quintero); Córdoba (Borré) e Luís Díaz (Borja). Técnico: Néstor Lorenzo

Local: Hard Rock (Miami/EUA)
Árbitro: Raphael Claus (BRA)
Assistentes: Bruno Pires e Rodrigo Corrêa (ambos BRA)
VAR: Rodolpho Toski (BRA)
Gols: Lautaro Martínez (10’ 2º tempo da prorrogação)
Cartões amarelos: Córdoba (COL); Borja (COL); Mac Allister (ARG); Lo Celso (ARG)