PARÁ

Pastor diz que autismo é "visita do diabo no ventre das desprotegidas" e gera revolta na internet

Discurso sobre autistas ocorreu em um culto da Assembleia de Deus de Tucuruí, no Pará

Pastor Washington Almeida diz que autismo é visita do diabo no ventre das desprotegidas - Redes Sociais/Reprodução

Um pastor da Assembleia de Deus foi alvo de críticas nas redes sociais após afirmar que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é resultado de uma "visita do diabo no ventre" da mãe durante a gravidez.

O discurso ocorreu em um culto de comemoração aos 90 anos da Assembleia de Deus da cidade de Tucuruí, no estado do Pará.

No vídeo, gravado na sexta-feira (12) e que circula na internet, o pastor Washington Almeida prega para várias pessoas e afirma que "o diabo está visitando o ventre das desprotegidas".



"De cada 100 crianças que nascem, nós temos um percentual gigantesco de pessoas e ventres manipulados visitados pela escuridão, que distorce ainda no ventre", iniciou o pastor.

Na sequência, ele afirma: "As crianças, hoje, de cada 100, nós temos quase que 30% de autistas em vários graus. O diabo está visitando o ventre das desprotegidas, daqueles que não têm a graça, a habilidade, a instrumentalidade para saber lidar no mundo espiritual. E ele só procura os vulneráveis, os desassistidos", disse Washington Almeida.

Nas redes sociais, muitos usuários apontaram que, além de preconceituosas e capacitistas, as declarações do pastor propagam desinformação.

"É preciso uma reparação, ou mesmo uma contestação no mesmo local. Em púlpito dessa igreja, um especialista fundamentado contra-argumentar essa fala, não deixando dúvida", pede o usuário da plataforma X, José Braz.

Pedido de desculpa
Após repercussão, o pastor Washington publicou, na noite dessa terça-feira (16), um vídeo em que pede desculpas pelas falas.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Pr Washington Almeida (@pr.washingtonalmeida)


"Fui muito infeliz quando fiz uma colocação e esse não é o meu caráter, meu perfil. Jamais no meu coração passam coisas dessa natureza. Naquele calor da mensagem, falei algo que não podia dizer, não devia falar", disse o pastor.

Informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Segundo o Ministério da Saúde, o TEA é um distúrbio caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento, que podem englobar alterações da comunicação, interação social e do comportamento.

Ainda de acordo com a pasta, evidências científicas apontam que não há uma causa única para o TEA, mas sim a interação de fatores genéticos, biológicos e ambientais.

"O TEA não tem cura, mas o diagnóstico precoce permite o desenvolvimento de práticas para estimular a independência e a promoção de qualidade de vida e acessibilidade para essas crianças", esclarece o Ministério da Saúde.