MUNDO

Vídeos: Apagão cibernético global paralisa voos, afeta finanças e telecomunicações

Nas redes sociais, alguns internautas registraram painéis eletrônicos com a "tela azul", indicando erro

Apagão cibernético global paralisa voos, afeta finanças e telecomunicações - Reprodução X/@itsajchan

As principais companhias aéreas dos Estados Unidos interromperam voos nesta sexta-feira (19) citando problemas de comunicação, enquanto outras transportadoras, empresas de mídia e de telecomunicações ao redor do mundo também relataram falhas de sistema que interromperam suas operações.

A autoridade nacional de cibersegurança da Austrália anunciou que diversas empresas foram afetadas por um "apagão técnico em larga escala".

American Airlines, Delta Airlines, United Airlines e Allegiant Air suspenderam voos menos de uma hora depois que a Microsoft anunciou ter resolvido uma falha em seus serviços de nuvem que impactou várias companhias aéreas de baixo custo.



Nas redes sociais, alguns internautas registraram as telas de informações aos passageiros sem funcionar nos aeroportos. Um perfil no X compartilhou um vídeo em um aeroporto nos Estados Unidos, em que todos os painéis eletrônicos estão com a "tela azul", indicando erro.

Diversos países reportaram problemas técnicos que afetaram redes de televisão nacionais, aeroportos internacionais, operadoras ferroviárias, bolsas de valores e outros serviços nesta sexta-feira.



Companhias nos Estados Unidos, Espanha, Reino Unido, Nova Zelândia, Índia, e Holanda também reportaram dificuldade. Ainda não há informações sobre problemas no Brasil.



Segundo a Associated Press, usuários da Microsoft ao redor do mundo estão sendo afetados pelo apagão. O escritório do coordenador nacional de cibersegurança da Austrália declarou em um comunicado que o "apagão em larga escala está relacionado a um problema técnico com uma plataforma de software de terceiros, utilizada pelas empresas afetadas".

 



A interrupção no sistema também foi constado por clientes nos terminais de autoatendimento de um supermercado em Sydney.