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Apagão cibernético: após pane global, companhias aéreas brasileiras dão orientação a passageiros

Aeroportos brasileiros não foram afetados pelo apagão, mas devido à intermitência no serviço global dos sistemas de gestão de reservas, alguns voos podem sofrer atrasos pontuais

Passageiros em aeroporto - Fernando Frazão/Agência Brasil

O apagão cibernético que afetou serviços e negócios em diversos países levou companhias aéreas brasileiras a divulgar informações aos passageiros com voos previstos para esta sexta-feira (19).

Embora os aeroportos no país não tenham sido afetados, a Azul informou que, devido à intermitência no serviço global dos sistemas de gestão de reservas, alguns voos podem sofrer atrasos pontuais.

A Azul informa que a recomendação é que clientes com voos marcados para hoje e que ainda não fizeram o check-in cheguem ao aeroporto mais cedo e se encaminhem ao balcão de atendimento. A empresa lamenta eventuais transtornos causados aos clientes.

A Gol informou que seus sistemas e operações não sofreram impacto até o momento.

Procurada, a Latam não respondeu até a publicação desta reportagem.

De acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, os aeroportos brasileiros não foram afetados pela falha que afetou bancos, serviços e companhias aéreas no exterior. Em uma rede social ele escreveu:

“Recebemos a notícia de que companhias aéreas ao redor do mundo estão sendo afetadas em suas operações devido um apagão cibernético. Até o presente momento, não tivemos impacto nas operações dos aeroportos brasileiros. Vamos continuar monitorando ao lado da @oficial_Anac para que o nosso transporte aéreo não tenha prejuízos”, escreveu Costa Filho.

No exterior, notadamente nos Estados Unidos e na Europa, companhias aéreas estão enfrentando atrasos e orientam passageiros a chegar com maior antecedência nos aeroportos.