Governo Federal: sistema de informação sob suspeita de ataque hacker segue fora do ar
Parte do problema no sistema do Governo Federal incidente foi solucionado e o sistema Tramita GOV.BR do Processo Eletrônico Nacional (PEN) funciona normalmente
O Ministério da Gestão e da Inovação afirmou nesta quinta-feira que segue trabalhando para normalizar o funcionamento do Sistema de Informação (SEI), do Governo Federal. A Polícia Federal foi acionada nesta quarta-feira (24) para apurar um possível ataque hacker.
A pasta também afirmou que parte do problema causado pelo incidente foi solucionado e o sistema Tramita GOV.BR do Processo Eletrônico Nacional (PEN) funciona normalmente.
O sistema, que permite diálogo entre órgãos do Governo Federal, estados e municípios, foi restabelecido no final da tarde de quarta-feira.
Os serviços ofertados ao cidadão via GOV.BR não foram afetados. O SEI, que segue fora do ar, é responsável pelo andamento eletrônico de processos administrativos de nove ministério e dois outros órgãos.
Foram afetadas os ministérios e órgãos atendidos pelo SEI multiórgão. São eles:
- Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
- Ministério da Fazenda
- Ministério dos Povos Indígenas
- Ministério do Planejamento e Orçamento
- Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
- Ministério do Empreendedorismo
- Ministério da Previdência Social
- Ministério da Igualdade Racial
- Ministério das Mulheres
- Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf)
- Casa da Moeda
O Ministério da Gestão afirma que somente esses foram afetados. O SEI atende mais de 150 órgãos.
"Incidente grave"
A pasta chegou a enviar um comunicado aos servidores sobre um “incidente grave de segurança cibernética”, que deixou indisponível “várias soluções tecnológicas”, como o SEI, e diversas funcionalidades. Além da PF, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) também foi acionada.
Aos servidores, o ministério disse que as equipes estavam "atuando para assegurar" que os dados estivessem íntegros e seguros.
"Ainda não há previsão para a conclusão do reparo. Diante da situação, pedimos que busquem soluções alternativas para não ter paralisação de nenhum processo ou procedimento urgente”.
Na circular interna, o Ministério orientou ainda que as solicitações de serviços sejam registradas por telefone:
“Pedimos que informem todos os casos em que os computadores estejam sem acesso à internet e procurem utilizar outra máquina que tenha acesso. Enviaremos outro boletim com informações no início da tarde. Vamos manter a comunicação intensiva pelos meios oficiais até a resolução do incidente.”