CINEMA

''O Agente Secreto'': Wagner Moura e KMF gravam cenas de novo filme na Folha de Pernambuco

O diretor pernambucano e o ator baiano fazem primeira colaboração juntos no thriller político ambientado no Recife, em 1977

Wagner Moura, protagonista de ''O Agente Secreto'', ao lado do diretor Kleber Mendonça Filho - Reprodução/Instagram

Gravações de ''O Agente Secreto'', o novo filme do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, aconteceram dentro das instalações da Folha de Pernambuco durante a tarde deste sábado (27). A locação foi escolhida pela produção do projeto, pois necessitavam de uma máquina rotativa de impressão para representar um jornal dos anos 1970.   

O longa-metragem estrelado por Wagner Moura marca a primeira colaboração entre ele e o cineasta, que se juntam para realizar um thriller político ambientado no Recife, em Pernambuco, durante os últimos dias da ditadura militar brasileira, em 1977. Na trama de ''O Agente Secreto'', o ator baiano vai interpretar Marcelo, um professor universitário de 40 anos que foge de São Paulo para Recife. 

A fuga do personagem é uma tentativa para escapar de agentes governamentais que o procuram por atividades subversivas. Ele chega na capital pernambucana na semana do Carnaval, na esperança de um possível reencontro com o seu filho, mas logo descobre que está sendo espionado pelos seus vizinhos.

O elenco de ''O Agente Secreto'' conta com a participação de Maria Fernanda Cândido (''A Paixão Segundo G.H.'' e ''O Traidor'') e Gabriel Leone (''Eduardo e Mônica'' e da série ''Dom''). 

''O Agente Secreto'' tem a sua estreia prevista para 2025 nos cinemas. O filme é produzido pela Cinemascópio (''Bacurau'' e ''Aquarius'') e pela MK Produções (''A Pior Pessoa do Mundo'' e ''Guerra Fria''). A sua distribuição será feira pela MK2 Films, que pretende apresentar a obra para distribuidores internacionais durante o Festival de Cannes 2024, de acordo com a Variety. 

Recriação dos anos 1970

Como o longa-metragem será ambientado no Recife, nos anos de 1970, Kleber Mendonça Filho chegou a comentar em uma entrevista exclusiva à Folha de Pernambuco, sobre os desafios da produção de encontrar locações preservadas para caracterizar a época. 

Veja fala do diretor:

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Folha de Pernambuco (@folhape)

Na última quarta-feira (24), o diretor pernambucano celebrou a conquista que ele e sua equipe alcançaram ao chegar no ''Rolo 100'' das filmagens do filme. O cineasta compartilhou a tradição no seu perfil do Instagram. 

Confira o momento:

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Kleber Mendonça Filho (@kleber_mendonca_filho)

A escolha por realizar as filmagens na Folha de Pernambuco, neste sábado (27), se deve ao fato do jornal possuir um parque gráfico com uma máquina rotativa de impressão conservada e operante ideal para a produção. Kleber e sua equipe haviam realizado uma visita para conferir o espaço. 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Folha de Pernambuco (@folhape)

O povo recifense tem tentado acompanhar de perto as gravações dos filmes, principalmente, quando foi preciso interditar ruas da cidade para a realização das filmagens. Entre as locações gravadas, estão a Universidade Federal de Pernambuco, o Cinema São Luiz, a Rua do Riachuelo, a Ponte Duarte Coelho,  a Ponte Governador Paulo Guerra e a Rua Treinador Cláudio Coutinho, na Tamarineira. 

Confira os bastidores de ''O Agente Secreto'': 


 
 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Kleber Mendonça Filho (@kleber_mendonca_filho)