Hérnia de disco: Márcia Fu desmaia em casa após crise de dor e sofre complicação na coluna; entenda
Seu estado atual é estável e ela passará por um procedimento para tratar a condição, segundo sua assessoria
A participante da 15ª edição do reality "A Fazenda" e ex-jogadora de vôlei, Marcia Fu, sofreu uma complicação na coluna na manhã de segunda-feira (29) e foi encontrada desacordada devido a fortes dores causadas por três hérnias de disco.
Contudo, seu quadro atual é estável e ela está em sua residência, segundo comunicado da assessoria da ex-atleta.
"[Ela] será submetida a um procedimento para tratar a crise e melhorar seu quadro clínico. A equipe médica está monitorando sua condição e providenciando o tratamento adequado para a recuperação. Ela já está em casa e aguardará em repouso para efetuar o procedimento", diz a nota sobre o estado de saúde da ex-atleta.
Marcia se tornou popular nas redes sociais durante sua participação no reality, mas ela é parte da equipe que trouxe para o Brasil a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996.
O que é a hérnia de disco?
O que se conhece como hérnia de disco é uma condição caracterizada pelo deslocamento do "núcleo pulposo" — conteúdo mole localizado nos discos — para dentro do canal, provocando a compressão das estruturas nervosas da coluna.
Mais comum nas regiões da lombar e da cervical, as hérnias de disco são definidas conforme sua localização e podem ter causas diversas.
Quais são os sintomas da hérnia de disco?
- Os sintomas variam de acordo com a localização da hérnia de disco, os mais comuns são:
- Dor intensa na coluna, principalmente onde está a hérnia de disco;
- Alterações de sensibilidade ou dores nos membros superiores se a hérnia estiver na coluna cervical;
- Alterações de sensibilidade ou dores nos membros inferiores se a hérnia estiver na lombar;
- Formigamento;
- Perda de força.
O que pode causar a condição?
De modo geral, os fatores genéticos são determinantes no desenvolvimento das hérnias de disco. No entanto, problemas relacionados à postura, atividades laborais e hábitos de vida também podem colaborar para o surgimento das hérnias.
O tabagismo, por exemplo, é um dos fatores de risco citados pelo especialista, já que ele favorece o desgaste do que se chama de ânulo fibroso (parte mais externa e mais rígida do disco intervertebral).
Além disso, atividades com repetição, sobrecarga e vibração na coluna também estão associadas ao surgimento das hérnias de disco.