TECH

Instagram lançará AI Studio: influenciadores terão chatbot personalizado para responder seguidores

Ferramenta está disponível somente nos Estados Unidos, mas será expandido nas próximas semanas. Não está claro se recurso chegará ao Brasil

Aplicativo Instagram da empresa Meta - Pexels

A Meta, controladora do Instagram, começará a permitir que usuários criem seus próprios chatbots treinados por inteligência artificial.

Para isso, serão lançados dois recursos: um voltado aos criadores de conteúdo, chamado 'AI Studio', e outro aos usuários de forma mais ampla.

A ideia é que influenciadores possam utilizar a ferramenta como “uma extensão de si mesmos”, respondendo perguntas de fãs ou seguidores em poucos segundos.

Já para o universo mais amplo de usuários do Instagram, poderá ser criado um chatbot temático para seu perfil, por exemplo, um bot focado em artes marciais mistas, gastronomia ou animais de estimação.

O lançamento faz parte de um esforço para atrair criadores de conteúdo para a plataforma e integrar ainda mais o software de IA da empresa com um de seus produtos mais populares.

A ferramenta é mais uma novidade que movimenta o mercado de conteúdo digital e impacta o trabalho de profissionais de marketing e mídias sociais que trabalham com atendimento ao público.

Segundo blog da Meta, os usuários poderão dizer o seu bot quais tipos de perguntas responder ou quais tópicos evitar.

 

O 'AI Studio' está disponível somente nos Estados Unidos, mas será expandido nas próximas semanas, assim como a ferramenta destinada ao usuário comum.

A Meta tem investido agressivamente em IA nos últimos anos, e o CEO Mark Zuckerberg tem sido aberto sobre sua expectativa de que a empresa desenvolverá alguns dos melhores chatbots do mundo. Ela já oferece seu próprio chatbot de IA, chamado Meta AI, dentro do Instagram, WhatsApp e Facebook para dezenas de países.

'AI Studio' chegará ao Brasil?
O Globo procurou a Meta para saber se o recurso AI Studio estará disponível no Brasil, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

No Brasil, a Meta adiou o lançamento da ferramenta de assistente de inteligência artificial. O país ficou de fora da expansão do produto depois que a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) proibiu a utilização de informações de brasileiros para treinar sua ferramentas de IA.