Venezuela

Casa Branca diz estar "perdendo a paciência" com a Venezuela após resultado, amplamente contestado

Sentimento cresce enquanto aguardam as autoridades de Caracas "dizerem a verdade" e "divulgarem todos os dados" sobre a votação, pontua porta-voz do Conselho de Segurança Nacional americano

A Casa Branca disse nesta quarta-feira que sua paciência está "se esgotando" com a Venezuela. - Karen Bleier/AFP

A Casa Branca disse nesta quarta-feira que sua paciência está “se esgotando” com a Venezuela depois que o presidente Nicolas Maduro foi declarado vencedor pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) no domingo, um resultado amplamente contestado pela oposição e boa parte da comunidade internacional.

"Quero ressaltar que nossa paciência, e a da comunidade internacional, está se esgotando ", disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, acrescentando: — Ela está se esgotando enquanto esperamos que as autoridades eleitorais venezuelanas digam a verdade e divulguem todos os dados detalhados dessa eleição para que o mundo inteiro possa ver os resultados.

Milhares de venezuelanos protestaram em várias cidades do país desde que o CNE, pró-governo, deu a vitória a Maduro.

Os protestos deixaram pelo menos 12 pessoas mortas, dezenas de feridos e cerca de 750 presos, incluindo líderes políticos acusados de terrorismo.

A oposição e grande parte da comunidade internacional questionaram os resultados divulgados pelo CNE, que deu a Maduro a reeleição em detrimento de seu principal rival, Edmundo Gonzalez. O órgão eleitoral não publicou os detalhes da contagem de votos, conforme exigido pela oposição.