ESPORTES

Conheça Juliana Petruschky, brasileira que venceu campeonato mundial de Kart, em São Paulo

Juliana Petruschky, de Santa Catarina, ficou em 1º na categoria feminina após um oitavo lugar em 2023

Juliana Petruschky, no meio, venceu campeonato mundial de Kart - Instagram/Reprodução

A brasileira Juliana Petruschky, de Santa Catarina, venceu a categoria feminina do Campeonato Mundial de Kart (Kart World Championship), que aconteceu no Kartódromo Granja Viana, na cidade de Cotia, São Paulo, no final de julho. Em terceiro lugar, ficou a também brasileira Viviane Gola.

A edição de 2024 da competição, que teve início em 2005 nos Estados Unidos, reuniu os 300 melhores pilotos do mundo, de 17 países, no Brasil, que já tinha recebido a disputa, há 10 anos.

Juliana, que é natural de Blumenau, venceu no último dia 27. Em entrevista ao Programa Ver Mais Blumenau, ela explicou que a competição envolve 12 corridas classificatórias até a final, que conta com 32 pilotos.

 

Ela, que disputa categorias mistas, disse que o esporte ainda é formado majoritariamente por homens. Aqui em Santa Catarina todo campeonato que eu participo dificilmente tem mulheres correndo, então corro principalmente com homens disse.

A história de Juliana no kart começou cedo, aos cinco anos, influenciada pelo pai, que também corria e estimulou ela e suas duas irmãs a ingressarem no esporte. Começou como uma brincadeira, mas acabei gostando muito e estou aí até hoje contou.

A catarinense coleciona diversos títulos além do mundial: quatro vezes campeã de Santa Catarina; campeã sul-brasileira; bicampeã da seletiva Brasil e, agora, do mundo.

Ela disse que viaja para treinar cerca de uma vez por semana no kartódromo do Beto Carrero, onde faz de duas a quatro baterias de 20 a 30 minutos cada. Além disso, participa de campeonatos mensais, o que a ajuda na preparação.

Ela contou que, no ano passado, ficou em oitavo lugar na disputa mundial, que aconteceu na Bélgica e teve uma holandesa como campeã. Foi o primeiro que a catarinense disputou.

Agora, seu foco está no campeonato brasileiro, que vai acontecer no início de outubro também em São Paulo.