David Lynch diz que enfrenta um enfisema pulmonar, mas não pensa em se aposentar
O cineasta americano de 78 anos informou que parou de fumar há dois anos, e que, exceto pelo enfisema, está em 'excelente forma'
Aos 78 anos, David Lynch fez uma postagem em suas redes sociais, nesta segunda-feira (5), para informar aos seguidores e fãs que tem um enfisema pulmonar.
O cineasta americano já havia citado a doença em uma entrevista publicada na Sight and Sound, revista mensal de cinema do British Film Institute. Disse que a sua mobilidade era limitada e que só poderia continuar a dirigir remotamente.
Na mensagem, o criador da série "Twin Peaks" e diretor de longas como "Eraserhead" (1977), "Veludo azul" (1986), "A estrada perdida" (1997) e "Mulholland Drive" (2001) diz que parou de fumar há dois anos e acalmou os fãs, dizendo que não pensa em se aposentar: "Preciso dizer que gostei muito de fumar, e eu amo tabaco - o seu cheiro, acender cigarros no fogo, fumá-los - mas há um preço a pagar por esse prazer, e o preço para mim é o enfisema".
A última produção dirigida por Lynch foi uma continuação de "Twin Peaks", com 18 episódios, exibido pelo canal de streaming Showtime em 2017. Mais recentemente, ele vem fazendo participações como ator. Em 2022, ele interpretou o diretor John Ford em uma ponta no final de "Os Fabelmans", de Steven Spielberg, filme inspirado na infância do diretor de "Tubarão" (1975), "E.T. - O Extraterrestre" (1982) e "O resgate do soldado Ryan" (1998). Lynch aparece no final do filme, quando dá conselhos a Sammy Fabelman, o personagem principal, sobre como fazer filmes.
Em 2020, após indicações por "O Homem Elefante" (1981), "Veludo azul" e "Mulholland Drive", Lynch recebeu um Oscar honorário, pelo conjunto da obra.
Leia o post completo de David Lynch:
"Senhoras e senhores,
Sim, tenho enfisema por causa dos meus muitos anos de fumo. Tenho que dizer que gostei muito de fumar, e eu amo tabaco - o cheiro dele, acender cigarros no fogo, fumá-los - mas há um preço a pagar por esse prazer, e o preço para mim é o enfisema. Parei de fumar há mais de dois anos. Recentemente, fiz muitos exames e a boa notícia é que estou em excelente forma, exceto pelo enfisema. Estou cheio de felicidade e nunca vou me aposentar.
Quero que todos saibam que realmente aprecio sua preocupação".