Real Madrid vence Atalanta e conquista Supercopa da Europa em estreia de Mbappé
A equipe espanhola conquistou o torneio pela sexta vez
O Real Madrid iniciou a temporada 24/45 com o título da Supercopa da Europa ao vencer a Atalanta por 2 a 0, nesta quarta-feira (14).
O maior campeão europeu chegou ao título com gols de Valverde e do estreante Mbappé, ambos no segundo tempo.
O troféu, que reuniu os vencedores da Liga dos Campeões e da Liga Europa, é o primeiro título oficial da equipe merengue nesta temporada.
Com seis conquistas, o Real ultrapassa Milan e Barcelona, que faturaram o torneio cinco vezes. Os outros títulos dos atuais campeões foram em 2002, 2014, 2016, 2017 e 2022.
O jogo
Com os brasileiros Rodrygo e Vinícius Júnior na frente, e Mbappé completando o setor ofensivo com a camisa 9, o trio chamou a atenção logo no início do confronto.
Vinicius Júnior fez o papel de garçom e deu um presente para o francês, que entrou na área rapidamente e atraiu a marcação de três defensores.
Sem chance de finalização, ele protegeu a bola e preferiu o recuo. Apesar de não ter representado um perigo iminente, ação empolgou as arquibancadas.
Com propostas distintas, as duas equipes buscaram ter o controle da partida.
A Atalanta centrou sua estratégia em uma forte marcação individual a partir do seu campo de defesa enquanto o Real buscava a movimentação e a triangulação com o seu poderoso ataque.
Vigiado de perto, Mbappé completou um cruzamento da direita, mas a zaga travou o chute. Depois disso, o que se viu foi um duelo de meio-campo onde as chances de gol rarearam.
No fim do primeiro tempo Rodrygo apimentou o duelo ao carimbar o travessão, mas foi pouco pelo que se esperava do time merengue.
Segundo tempo
O segundo tempo começou com a Atalanta no ataque. Pasalic cabeceou e Courtois fez milagre para mandar a bola para a linha de fundo.
Na sequência, Ruggeri aproveitou sobra do escanteio, chutou rasteiro, e deu outro susto no goleiro belga.
Mas se o time italiano deu a impressão de que seria a surpresa do confronto, o Real Madrid tratou de colocar as coisas em seu devido lugar.
Vini Jr passou pelo seu marcador, foi à linha de fundo, e só rolou para Valverde empurrar para o fundo das redes e fazer 1 a 0, aos 14 minutos.
A desvantagem bagunçou o esquema da Atalanta que escapou de levar mais dois gols na sequência com o próprio Vini Jr. e depois em finalização do meia inglês Bellingham.
A blitz espanhola continuou, e numa bela trama que envolveu todo o sistema ofensivo, Mbappé aumentou a festa do Real Madrid.
Rodrygo roubou a bola no ataque e tocou para Vini Jr que cruzou na área. Bellingham apareceu na esquerda, esperou a aproximação de Mbappé, e só rolou para a bela conclusão do francês: 2 a 0 aos 22 minutos.
Mesmo com a partida controlada, o Real Madrid criou mais chances, poderia emplacar uma goleada sobre a Atalanta e deixou uma boa impressão ao técnico Carlo Ancelotti que substituiu Mbappé por Brahim Diaz e viu o francês deixar o campo bastante aplaudido.