Wall Street fecha em leve alta após dados de inflação
Os dados foram recebidos como um sinal positivo pelo Federal Reserve
A maioria dos mercados de ações globais subiu nesta quarta-feira (14) após a divulgação de dados oficiais que relataram uma queda na inflação em julho nos Estados Unidos, fortalecendo a hipótese de um corte nas taxas de juros em setembro.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) dos Estados Unidos caiu para 2,9% em julho na comparação anual, abaixo dos 3% registrados em junho, o nível mais baixo desde março de 2021, conforme dados publicados pelo Departamento de Trabalho.
Esses dados foram recebidos como um sinal positivo pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que está avaliando o melhor momento para começar a reduzir as taxas de juros.
Os três principais índices de Wall Street fecharam em alta nesta quarta-feira, liderados pelo Dow Jones, que subiu 0,61%. O S&P 500 avançou 0,38%, e o Nasdaq, 0,03%.
"O número de inflação nos EUA divulgado hoje abre caminho para que o Federal Reserve inicie um corte nas taxas em sua reunião de setembro", disse Richard Carter, chefe de pesquisa de juros fixos da Quilter Cheviot.
"A última coisa que o Federal Reserve e o mercado desejariam antes da próxima reunião seriam surpresas nos dados, e, embora ainda possam surgir algumas, a inflação está ao menos cooperando, e esse é o dado mais importante a ser considerado", acrescentou.
"Já não é mais uma questão de 'se' ou 'quando' o Federal Reserve cortará as taxas, mas sim se o Fed reduzirá as taxas em 25 ou 50 pontos-base", observou Bret Kenwell, analista de investimentos na eToro.