Google lança no Brasil recurso que gera respostas por IA nas buscas
Ferramenta foi atualizada para incluir mais links nas respostas criadas pela inteligência artificial; veja o que muda nas pesquisas
O Google anunciou nesta quinta-feira a chegada, no Brasil, do AI Overview, ferramenta que inclui resultados gerados por inteligência artificial generativa em respostas do buscador. O recurso foi apresentado pela empresa em maio deste ano. Ele já estava disponível no país por meio de testes, e agora será padrão nas pesquisas.
Usuários do Reino Unido, Índia, Indonésia, Japão e México também vão passar a ter acesso ao sistema. A expansão veio acompanhada de mudanças na ferramenta de IA generativa.
A big tech informou que vai incluir mais links de referência no conteúdo gerado, a partir de uma barra lateral à direita que vai exibir os sites, também no topo da busca.
A ferramenta usa diferentes informações da web para gerar respostas prontas para buscas, a partir da IA generativa. Assim que foi lançada, nos EUA, levantou a preocupação por parte de criadores de conteúdo sobre o risco de uma queda no tráfego para os links.
Em um postagem em seu blog, o Google afirmou que, com a IA, está incluindo "mais maneiras" dos usuários "explorarem sites" enquanto fazem pesquisas.
"Continuaremos testando diferentes maneiras de apresentar informações que sejam mais úteis para as pessoas, enquanto priorizamos abordagens que direcionem o tráfego para sites relevantes", acrescentou o Google.
A atualização do sistema foi ativada para todos os países que têm acesso ao AI Overview e também para os usuários de 120 localidades em que o recurso está em teste. Os anúncios vão continuar a ser exibidos acima ou logo abaixo do texto gerado pelo AI Overview.
De acordo com o Google, a IA permite que os usuários façam perguntas mais complexas na busca, ao invés de dividir as perguntas em diversas consultas.