EMPRESÁRIO

Silvio Santos além do SBT: Empresário tinha negócios em vários setores

Apresentador criou império de empresas com resorts, cosméticos e produtos financeiros

A Tele Sena é um dos produtos criados por Silvio Santos - Arquivo/SBT

Conhecido por seu incomparável talento com apresentador de TV, Silvio Santos, que morreu neste sábado, aos 93 anos, também era um empresário de sucesso, que atuava em vários setores. O Grupo Silvio Santos reúne algumas empresas além do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), entre elas a Liderança Capitalização, a TV Alphaville, o complexo hoteleiro Sofitel Guarujá Jequitimar, a SiSAN Empreendimetos Imobiliários e a Jequiti, empresa do ramo de cosméticos. Segundo a revista Forbes, apresentador acumulou fortuna de R$ 1,6 bilhão.

SBT
O Sistema Brasileiro de Televisão foi fundado em 1981 por Silvio Santos, a partir de concessões cassadas da Rede Tupi. Começou como a TVS, no Rio de Janeiro, até se tornar uma emissora nacional. Disputa com a Record o posto de segunda emissora de TV aberta com mais audiência no país.

Liderança Capitalização
O principal produto da empresa é a Tele Sena, título de capitalização anunciado em programas e intervalos comerciais do SBT. A empresa foi fundada em 1945, e em 1975 o controle acionário passa a ser do Grupo Silvio Santos.
 

Em nota lamentando a morte de Silvio Santos, a Federação Nacional de Capitalização (FenaCap) chamou o apresentador de "um entusiasta da capitalização": "Com sua Tele Sena, Silvio Santos foi pioneiro em fomentar os títulos e disseminar sua relevância para o país", disse a associação em nota.

Jequiti
A empresa de cosméticos foi fundada por Silvio Santos em 2006 e se tornou, assim como a Tele-Sena, uma marca da programação do SBT. A marca usa fragrâncias aprovadas por estrelas da televisão, como Patricia Abravanel, Eliana, Celso Portiolli e Adriane Galisteu. Além disso, dá nome a programas do SBT, como o Roda a Roda Jequiti, apresentado por Rebeca Abravanel (e que também já teve a participação de Patrícia Abravanel e do próprio Silvio Santos).

No inídio do ano, a Cimed comprou 50% da Jequiti e seguiu negociando para adquirir a totalidade da empresa. Agora, segundo o Valor Econômico, ofereceu R$ 450 milhões e deve ficar com controle total da Jequiti. Mesmo com a venda, a Jequiti deve continuar tendo a marca exibida no SBT.

Sisan Empreendimentos Imobiliários
A empresa administra os investimentos de Silvio Santos no setor de imóveis.

TV Alphaville
A TV Alphaville é uma empresa de televisão por assinatura do Brasil presente em condomínios residenciais e empresas de Alphaville, Aldeia da Serra, Tamboré, Barueri e Santana de Parnaíba. Fundada em 1992, foi adquirida em abril de 2023 pela Brasil TecPar.

Hotel Jequitimar
O Grupo Silvio Santos tem ainda o Sofitel Jequitimar Guarujá, um hotel de luxo no Guarujá. Inaugurado em dezembro de 2006, o hotel tem 301 quartos e 22 suítes.